Não há como negar que com o avanço da idade o corpo envelhece junto e a mente pode não funcionar da mesma forma como antigamente. Problemas como falta de memória, confusões mentais e outros problemas mais graves como doença de Alzheimer ou esclerose podem vir a ocorrer se você não cuidar da sua saúde mental. As pesquisas constantes realizadas nesse segmento vêm mostrando que há alguns alimentos bons para o cérebro, quando consumidos com frequência e integrados à sua dieta alimentar.
Por isso, se o seu objetivo é viver mais e melhor, confira os alimentos bons para o cérebro na lista abaixo.
1. Mirtilos
O mirtilo integra a lista dos 14 alimentos mundiais que podem mudar sua vida. Em um estudo com animais, pesquisadores descobriram que mirtilos ajudam a proteger o cérebro de estresse oxidativo e podem reduzir os sintomas advindos da chegada da idade, como a doença de Alzheimer ou demência.
Estudos também têm mostrado que dietas ricas em mirtilos melhoraram significativamente a capacidade de aprendizagem e habilidades motoras de ratos idosos, tornando-os mentalmente equivalente a ratos mais jovens. Para ter mais vitalidade e vida mais longa, adicione uma xícara de mirtilos frescos à sua dieta diária.
2. Salmão
Peixes de águas profundas, como o salmão, são ricos em ômega-3, os ácidos graxos essenciais, que são essenciais para o funcionamento do cérebro. O ômega-3 também contém substâncias anti-inflamatórias. Outros peixes que fornecem os benefícios do ômega-3 são sardinha e arenque. Pode-se consumir esses peixes de 2 a 4 vezes na semana, pois trazem muitos benefícios para o corpo de uma forma geral. Eles estão entre os principais alimentos bons para o cérebro.
3. Nozes e oleaginosas
Nozes e oleaginosas são boas fontes de vitamina E. A vitamina E está relacionada a melhora do cognitivo e das funções cerebrais. Adicionar uma porção de nozes, avelãs, castanhas, amêndoas, castanha de caju, amendoim, sementes de girassol, gergelim, semente de linhaça e manteigas vegetais não hidrogenados, tais como manteiga de amendoim e manteiga de amêndoas, pode ajudar o seu cérebro a se manter mais saudável. Pode ser consumido assado ou cru, mas se você estiver em uma dieta com restrição de sódio, compre frutos secos sem sal.
4. Abacates
Abacates são quase tão bons quanto os mirtilos para a saúde cerebral. Apesar do abacate ser uma fruta calórica, a presença de gordura monoinsaturada contribui para o fluxo de sangue saudável. O fluxo sanguíneo saudável significa um cérebro saudável. Abacates também reduzem a pressão arterial e, como a hipertensão arterial é um fator de risco para o declínio da capacidade cognitiva, uma pressão arterial mais baixa promove a saúde do cérebro. Por serem ricos em calorias, deve-se consumir 1/4 a 1/2 de um abacate em uma refeição diária.
5. Grãos integrais
Grãos integrais como aveia, pães integrais e arroz integral podem reduzir o risco de doença cardíaca. Cada órgão do corpo depende do fluxo de sangue, e se você promover a saúde cardiovascular, você estará promovendo um bom fluxo para o sistema como um todo, e isso explica porque eles também são alimentos bons para o cérebro. Os grãos possuem fibras, vitamina E e ômega-3. Pode-se consumir 1/2 xícara de cereal integral, 1 fatia de pão integral duas vezes ao dia ou 2 colheres de sopa de gérmen de trigo por dia.
6. Sementes
Os feijões estabilizam os níveis de açúcar no sangue (glicose). O cérebro usa a glicose como combustível para fazer o cérebro funcionar e, uma vez que não é possível armazenar a glicose, o feijão pode proporcionar a energia necessária para o seu funcionamento. Qualquer tipo de feijão pode ser benéfico, mas os mais potentes para o cérebro são o feijão preto e a lentilha. Consuma meia xícara todos os dias.
7. Suco de romã
O suco de romã oferece antioxidantes que protegem o cérebro contra os danos dos radicais livres. Nenhuma parte do corpo está mais sujeita aos danos dos radicais livres do que o cérebro. As frutas cítricas e vegetais coloridos também estão no topo da lista de alimentos bons para o cérebro por causa de suas propriedades antioxidantes. O suco de romã já é adocicado para neutralizar sua acidez natural, por isso você pode consumir a romã diluída em água normal ou com gás.
8. Chá de erva mate
Duas a três xícaras por dia de chá quente ou gelado podem proporcionar mais saúde ao seu cérebro. Isso porque o chá de erva mate possui uma pequena quantidade de cafeína que, quando utilizado criteriosamente, pode aumentar o poder do cérebro, melhorando a memória, concentração e humor. O chá também possui antioxidantes potentes que promove o fluxo de sangue saudável. Procure fazer chás naturais com base na extração das folhas, pois os chás de sachê, industrializados não possuem o mesmo efeito.
9. Chocolate amargo
O chocolate amargo tem poderosas propriedades antioxidantes, contém vários estimulantes naturais, incluindo cafeína, que aumentam o foco e a concentração e estimula a produção de endorfinas, o que ajuda a melhorar o humor. Um quadradinho de chocolate amargo por dia é o suficiente para fornecer todos os benefícios que você precisa. Deve ser consumido com moderação.
10. Beterraba
Esta raiz é um dos principais alimentos bons para o cérebro, podendo aumentar o seu poder e desempenho. Cientistas da Universidade de Wake Forest descobriram que os nitratos naturais na beterraba podem aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, melhorando assim o desempenho mental. Podem ser consumidas cruas como salada ou como acompanhamento nos pratos principais cozidos e regados com mel.
11. Sálvia
Um estudo descobriu que jovens adultos que consumiram o extrato de óleo da sálvia antes de testes cognitivos tiveram um melhor desempenho do que aqueles que não consumiram. A sálvia contém compostos que impedem a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na aprendizagem e memória. Adicione a erva no tempero de pratos de baixa caloria e usufrua dos seus benefícios.
12. Carnes alimentadas com capim (Grass-fed)
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que mulheres com níveis de ferro saudáveis tiveram melhor desempenho em tarefas mentais, bem como cumpriram as tarefas mais rapidamente do que aquelas com baixo teor de ferro no organismo. O ferro ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo e para o cérebro. Prefira carnes vermelhas Grass fed, ou seja, que são alimentadas de forma natural com capim, sem adição de hormônios prejudiciais à saúde.
13. Sardinha
A sardinha é rica em ácidos graxos ômega-3 que reforçam a comunicação entre as células do cérebro e ajudam a regular os neurotransmissores responsáveis pela concentração mental.
14. Ovos
Os ovos, mais especificamente as gemas, são uma das principais fontes de colina e por isso são alimentos bons para o cérebro. A colina é um precursor para a acetilcolina, um neurotransmissor que está relacionado à memória. Comer alimentos ricos em proteínas como ovos no café da manhã pode melhorar o desempenho cognitivo do seu cérebro, de acordo com pesquisadores suíços.
12. Semente de linhaça
A linhaça é a melhor fonte de ácido alfa-linolênico (ALA). Trata-se da gordura saudável que melhora o funcionamento do córtex cerebral, a área do cérebro que processa informações sensoriais ligadas ao tato e ao paladar. Salpique uma colher de sopa de semente de linhaça em saladas ou misture aos sucos e vitaminas.
13. Tomates
Há boas evidências que sugerem que o licopeno, um poderoso antioxidante encontrado no tomate,pode ajudar na proteção das células, impedindo o desenvolvimento da demência, especialmente a doença de Alzheimer. Consuma em molhos para pizza, macarronadas, em saladas ou até mesmo o suco de tomate para se beneficiar de suas propriedades desses alimentos bons para o cérebro.
14. Brócolis
O brócolis possui uma grande fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva e a capacidade cerebral. Consuma como salada ou acompanhando pratos ou em recheios de lanches.
0 comentários:
Postar um comentário