A má circulação tem como causa o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, dessa forma, as doenças circulatórias acontecem por causa da contração ou vasoconstipação das artérias periféricas, isso aumenta a resistência da circulação normal, ou seja, as paredes ficam endurecidas e estreitas, o que torna a circulação do sangue lenta. Pessoas sensíveis a estes problemas devem ser cautelosos durante o inverno, evitando exposições a baixas temperaturas.
A má circulação também pode provocar sintomas que se manifestam em determinadas regiões do corpo, principalmente nas extremidades, como formigamento e friagem das mãos e dos pés. De acordo com especialistas, temos três tipos de circulação, que basicamente funcionam assim: as artérias são responsáveis por levar o sangue oxigenado para os tecidos; as veias trazem de volta o sangue para o coração e os linfáticos que movimentam a linfa até as veias.
Vale esclarecer que assim como no inverno o cuidado deve ser redobrado para com as artérias, por causa de estreitamentos, no verão uma maior atenção deve ser dada às veias, por conta de problemas de varizes ou tromboses. E o que se costuma comentar sobre a maior incidência da má circulação em mulheres não é lenda, também de acordo com especialistas, elas têm maior tendência a desenvolver varizes quando comparadas aos homens, os médicos atribuem a isso provavelmente o fato de as mulheres possuírem o hormônio estrógeno.
A dormência dos membros também pode ser um dos sintomas manifestados por conta da má circulação, além de mãos e pés frios. Mas também há outra doença a qual pessoas que possuam hipersensibilidade ao frio devem se proteger, a doença de Raynaud, esta começa com sintomas de palidez, e pés, mãos e nariz ficam com a sensibilidade diminuída, o que também evolui para quadro de dormência e até dor.
No geral, existe uma relação nítida deste quadro clínico com outras determinadas doenças, tais como escleroderma, Lupus e artrites. Então, recomenda-se que pessoas com esse tipo de problema protejam-se do frio e nunca fumem, além de ter acompanhamento regular de um médico especialista, o cirurgião vascular, pois eventuais evoluções dos sintomas podem causar ate mesmo gangrena nas pontas dos dedos.
Chás que ajudam a melhorar a circulação
Conheça alguns chás que estimulam a circulação do sangue:
- Chá de erva mate;
- Chá de erva-de-santa-maria;
- Chá de dente-de-leão;
- Chá de camomila;
- Chá de folhas de algodão;
- Faça um chá combinado das ervas: alecrim, hamamelis, cipó cruzeiro, cavalinha, jasmin e macela (1 punhado de cada para 1 litro de água).
0 comentários:
Postar um comentário