Uma vida saudável está ligada a uma dieta equilibrada. E sempre surgem pesquisas que apontam quais os produtos aumentam o risco de desenvolvimento de doenças ou ajudam a combatê-las. Alguns desses alimentos ou o modo de preparo são relacionados ao surgimento de câncer (ou na prevenção dele). Saiba diferenciar os vilões e os mocinhos relacionados ao seu prato:
VILÕES
Embutidos e enlatados
Nitritos e nitratos usados para conservar esses alimentos são considerados agentes cancerígenos
Alimentos gordurosos
Em relação a cânceres de mama e próstata, a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.
Excesso de sal
Comidas ricas em sal/sódio estão ligadas ao câncer de estômago, por isso carnes salgadas e outros alimentos que são ricos em sal devem ser evitados. Lembre-se sempre que a recomendação diária para consumo é de 5 gramas.
Preparo
Fritar ou preparar alimentos em brasas ou grelhas muito quentes (temperaturas acima de 300ºC) potencializa o aparecimento de agentes cancerígenos que atacam o estômago e o reto. Por isso métodos que usam temperaturas mais baixas assando, cozinhando ou através do vapor são mais indicados.
Obesidade
O excesso de peso pode desregular o equilíbrio hormonal e favorecer ainda mais a multiplicação desordenada de células no corpo, o que pode dar início ao processo de aparecimento de câncer. Logo, a obesidade é um fator de risco para vários tipos da doença, como o de rim, pâncreas e esôfago.
MOCINHOS
Fibras
Uma alimentação rica em fibras melhora a regulação do funcionamento do intestino, ajudando a evitar a exposição demorada a elementos cancerígenos presentes no conteúdo intestinal. Dessa forma, câncer no colón e reto são prevenidos.
‘In natura’
Alimentos frescos, integrais e crus (nos casos possíveis) são os mais indicados para o bem do organismo. São ricos em vitaminas, não perdem nutrientes no processo de preparação e contém elementos que ajudam a prevenir vários tipos de câncer.
Hortaliças e legumes
O consumo frequente desses vegetais pode bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de formação do câncer. Os médicos e nutricionistas recomendam que metade do prato seja ocupado por verduras e legumes nas principais refeições.
Frutas
Fibras, açúcares naturais, vitaminas: esses são alguns dos benefícios de comer frutas. Médicos sugerem a ingestão pelo menos cinco vezes por semana, dos mais variados tipos, pois os nutrientes das frutas ajudam o corpo em suas defesas naturais contra o aparecimento do câncer.
Ervas e especiarias
Azeite, alho, cebola, alecrim, orégano, manjericão, coentro, salsinha e cebolinha são temperos fáceis de encontrar e favorecem o paladar. Também são ricos em nutrientes essenciais ao organismo e ajudam a reduzir o uso do sal na comida.
0 comentários:
Postar um comentário