Dieta Flexitariana
Estar em uma dieta de emagrecimento muitas vezes significa apenas comer menos. No entanto, para perder peso e manter a longo prazo, o importante é mudar seus hábitos e é isso que pretende a Dieta Flexitariana, que começa a se tornar cada vez mais popular.
Para quem não sabe, o nome Flexitariana é uma junção entre as palavras ‘flexibilidade’ e ‘vegetariana‘. Ou seja, o princípio é priorizar verduras e legumes, porém, sem excluir completamente o consumo de carne. Quem segue a dieta costuma pesar até 15% menos do que uma pessoa que come carne regularmente, tendo uma taxa de doenças do coração muito menor, além de evitar doenças como diabetes e câncer.
Se você ainda não está convencido que esta é uma dieta viável, saiba que priorizar os vegetais pode aumentar sua vida em ate 3,6 anos. Isso, com um peso mais saudável e um corpo mais bonito.
Histórico da Dieta
Conhecida há mais de uma década, a Dieta Flexitariana foi oficializada em 2009, quando a especialista Dawn Jackson Blatner lançou um livro sobre seu funcionamento. Para a dietista, não é necessário eliminar a carne completamente do cardápio para emagrecer.
Na verdade, a intenção é ter mais liberdade na escolha dos alimentos. Se durante a semana você consome apenas produtos naturais e verdes, um hambúrguer ou um bife estão liberados durante o fim de semana, fazendo com que você não passe vontade e ainda consiga manter os nutrientes que seu corpo necessita.
Como Funciona a Dieta Flexitariana
Para fazer esta dieta, você não deve eliminar nada do seu cardápio. Pelo contrário, o objetivo é adicionar 5 grupos de alimentos à sua rotina alimentar. Para começar, aposte no que é chamado de ‘nova carne‘, como tofu, feijão, lentilhas, sementes e ovos. O segundo grupo é composto de vegetais e frutas, o terceiro é formado por grãos, o quarto por laticínio e quinto, açúcar e pimenta.
Para dividir seu cardápio, calcule o consumo destes grupos alimentares em 300 calorias no café da manhã; 400 calorias no almoço; 500 calorias no jantar. No lanche da tarde e da manhã, fique nas 150 calorias, totalizando 1500 calorias por dia. Dependendo de suas atividades físicas, este número pode ser maior, mas é preciso cuidado para não exagerar.
Embora a tendência de vegetarianos seja de consumir menos calorias e ter uma quantidade menor de gordura corporal, é importante ter consciência de que você só vai emagrecer se comer com equilíbrio. De nada adianta trocar a carne por um empadão de brócolis, por exemplo, e comer 5 fatias. A flexibilidade precisa ser acompanhada da disciplina para que você perca peso com saúde.
0 comentários:
Postar um comentário