728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Goma Guar – O Que é, Benefícios, Para que serve e Propriedades

Goma guar


A goma guar é uma galactomanana (tipo de polissacarídeo) isolada da semente de guar, uma planta nativa da Índia e Paquistão e amplamente cultivada nos Estados Unidos. A goma guar é uma fibra solúvel eficaz na redução da hiperglicemia pós-prandial e das concentrações de colesterol.
Este texto irá abordar a respeito da goma guar, definindo o que é e para que serve a substância, relatando alguns benefícios e propriedades.

O que é a goma guar? Para que serve?

Goma guar é o nome que foi dado a uma fibra retirada do endosperma (parte da semente) da plantaCyamopsis tetragonolobus. Ela é utilizada na alimentação, tanto humana quanto animal. É oriunda das regiões da Índia e Paquistão e conhecida há séculos pelas culturas regionais, mas começou a ser produzida largamente nos anos 50.
A goma guar é quase inodora, de sabor suave e solúvel em água fria. Produz soluções viscosas, modifica texturas, estabiliza sistemas e forma corpo, além de reter água e não ser afetada por valores baixos de pH, sendo efetiva em produtos ácidos. Desta forma, é utilizada como um aditivo alimentar que tem função de espessar, estabilizar, encorpar, conferir viscosidade, elasticidade e dar a textura desejada ao alimento produzido.
Pode, ainda, ser utilizada como substituta de gorduras, já que a gordura é fundamental para os efeitos sensoriais dos alimentos, contribuindo para o sabor, aparência, aroma e outros. Adicionalmente, contribui como substituta de açúcar e como fontes de fibras. Este é, provavelmente, o principal propósito para que serve a goma guar.

Propriedades e Benefícios da goma guar

Esta seção irá relatar para que serve a goma guar em termos de saúde, trazendo uma lista de propriedades e benefícios.

1. Constipação

A goma guar parcialmente hidrolisada (uma forma comumente disponível de goma guar) pode ajudar contra a constipação na infância, de acordo com um estudo de 2010 do Journal of Gastroenterology. Para o estudo, 61 crianças com constipação foram dadas ou goma guar parcialmente hidrolisada, ou lactulose (um laxante), durante quatro semanas.
Os resultados do estudo revelaram que ambos os tratamentos foram igualmente eficazes no alívio da constipação e dor abdominal associada. No entanto, a goma guar parcialmente hidrolisada pareceu produzir menos efeitos colaterais do que a lactulose.

2. Síndrome do Cólon Irritável

Um estudo publicado em Digestive Diseases and Sciences em 2005 indica que a goma guar pode ser benéfica no tratamento da síndrome do intestino irritável. Para o estudo, 86 pacientes com síndrome do intestino irritável consumiram 5 ou 10 gramas de goma guar parcialmente hidrolisada todos os dias durante três meses. No final do período de tratamento, ambos os grupos mostraram uma melhoria significativa nos sintomas e qualidade de vida gastrointestinais.

3. Diabetes

Estudos preliminares sugerem que a goma guar pode ajudar a proteger contra a diabetes. Em 2012, num estudo publicado no Pharmacognosy magazine, por exemplo, os cientistas demonstraram que a goma guar foi mais eficaz do que a glibenclamida, droga antidiabetes, na redução dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue em ratos diabéticos. O estudo também determinou que a goma guar ajudou a reduzir o peso corporal e a ingestão de alimentos. No entanto, ainda é muito cedo para dizer se a goma guar pode ter um efeito semelhante sobre a saúde humana.

4. Perda de peso

A capacidade de ligação de água da goma guar torna-a um aditivo ideal para a dieta quando se trata de perda de peso. A fibra na goma guar pode ajudar a aumentar a viscosidade do conteúdo do estômago resultando em atraso do esvaziamento do estômago. A taxa atrasada de digestão e esvaziamento gástrico pode ajudá-lo a se sentir mais cheio por um longo período de tempo, resultando em diminuição da ingestão de calorias dos alimentos.

5. Baixa o colesterol

A goma guar é classificada como uma fibra solúvel. De acordo com a American Heart Association, a fibra solúvel liga-se ao colesterol LDL, diminuindo o risco de doença cardíaca. A goma guar pode ajudar a diminuir a taxa e a quantidade de digestão da gordura de alimentos, o que também ajuda a diminuir a ingestão total diária de gordura. Isto pode resultar em melhorias dos níveis de colesterol ao longo do tempo.

Possíveis efeitos colaterais

A goma guar em quantidades baixas tem um efeito mínimo sobre o corpo, tendo, inclusive, algumas propriedades e benefícios para a saúde. Doses maiores de goma guar têm efeitos colaterais potencialmente perigosos.
  1. Obstruções gastrointestinais: A goma guar é um agente espessante extremamente viscoso que tem o potencial de aumentar até 20 vezes o seu tamanho original. A goma guar é frequentemente comercializada como um aditivo de perda de peso, uma vez que tem o potencial de minimizar o apetite, criando uma sensação de saciedade. No entanto, a possibilidade de que a goma guar poderia expandir e completamente bloquear seu trato gastrointestinal indica que você deve minimizar o seu consumo;
  2. Flutuações de glicose: A capacidade da goma guar para bloquear o seu trato gastrointestinal contribui para a sua capacidade de bloquear a absorção de outras substâncias críticas. Por exemplo, grandes quantidades de goma guar pode impedir a metformina, um fármaco de controle da glicose, de ser absorvido no intestino. Se você é diabético e exige metformina para regular adequadamente os níveis de glicose, você pode enfrentar flutuações em seus níveis de açúcar, que tem várias implicações graves;
  3. Câncer do cólon: Dietas que utilizam a goma guar como a fonte primária de fibra podem ter um risco aumentado de câncer de cólon. Um estudo com ratos publicado no International Journal of Cancer, em 2002, mostrou que níveis elevados de goma guar agravaram o risco de câncer de cólon. Embora tenha havido correlação nos seres humanos, não houve quaisquer ensaios clínicos completos em humanos para examinar este possível impacto. Se você tem alguma história de câncer de cólon em sua família, você deve ser cauteloso ao consumir grandes quantidades de goma guar.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Goma Guar – O Que é, Benefícios, Para que serve e Propriedades Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton