Não é surpresa para ninguém que o estresse afeta não apenas o nosso comportamento como também nossa saúde. Dentre os sintomas mais comuns temos irritação, insônia, dor de cabeça e até palpitações.
Como o problema tem o poder de influenciar nossa mente e corpo, a saúde bucal está inclusa nessa listinha. Assim, a pessoa estressada por conta da correria do dia a dia, da crise no casamento ou problemas financeiros pode sofrer com aftas e até gengivite.
O que é o estresse
O estresse é a resposta que o corpo dá quando exposto a situações ou problemas que afetam de forma negativa as atitudes comportamentais ou o organismo de uma pessoa.
É dividido em quatro categorias:
Eustresse - forma de estresse positivo. É motivador e permite que a pessoa conclua o seu projeto ou trabalho naturalmente;
Distresse – forma de estresse negativo. Afeta as pessoas através do medo, da frustração e da raiva;
Hipostresse - ocorre quando alguém não está sob estresse positivo. Pode originar mais problemas, provocando tédio e desespero;
Hiperstresse - é desencadeado pelo estresse quando alguém se esforça demais para cumprir prazos.
Provoca doenças periodontais
De acordo com especialistas, quando o estresse ocorre, muitas pessoas são afetadas por hábitos pouco saudáveis ou negativos. Por conta disso, ele pode influenciar a saúde bucal, ocasionando em doenças periodontais.
Segundo pesquisa publicada no Journal of Periodontology, o estresse interfere na higiene bucal. O estudo concluiu que 56% dos participantes afirmaram que o estresse afetou a capacidade de escovar os dentes e usar fio dental.
Além disso, como o quadro acumula níveis crescentes do hormônio cortisol, as pessoas que se apresentam estressadas por algum motivo tendem a desenvolver problemas bucais com frequência, como:
Aftas: pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico;
ATM/Bruxismo (foto/principal): pessoas sob estresse podem apresentar problemas que afetam a articulação temporomandibular. Assim como ranger e apertar os dentes durante o dia ou enquanto dormem;
Boca seca: afeta o nível de salivação. Além disso, alguns medicamentos podem influenciar o fluxo salivar;
Gengivite: alguns estudos comprovaram que o estresse pode afetar a capacidade da pessoa em realizar uma boa higiene bucal. Isso aumentaria a incidência de casos de gengivite (inflamação na gengiva).
Dicas para evitar o estresse
- siga uma dieta nutritiva;
- durma oito horas por dia;
- pratique uma atividade física;
- tenha horas de lazer com a família e amigos;
- vá ao dentista regularmente ou quando notar qualquer um desses problemas citados.
0 comentários:
Postar um comentário