O déficit de ferro resulta normalmente em anemia ferropénica, uma doença caracterizada pela diminuição da hemoglobina e que gera fadiga, cansaço, etc. É por isso que é totalmente necessário manter os níveis de ferro nos valores considerados normais e um dos fatores de maior importância é a alimentação.
Carnes vermelhas
Um dos alimentos que mais ferro fornecem são as carnes vermelhas, por isso deverão fazer parte da dieta em seu comedimento correto. Apesar do que algumas pessoas acreditam, nem toda a carne vermelha é necessariamente gordura, mas também existem alguns cortes que podem ser considerados como carne magra pelo fato de conter menos de 10% de gordura para cada 100 g.
As carnes vermelhas mais comuns são as procedentes de animais como: vitela, porco, boi, cavalo, touro, pato e ganso, cordeiro, cabrito...
Vísceras
Além disso, os órgãos animais conhecidos como vísceras têm também um alto teor de ferro, por isso podem ser úteis para aquelas pessoas com baixos níveis deste mineral. Ainda assim, deverá ser feito um consumo moderado deste tipo de alimentos, já que também pode elevar outras taxas como as de colesterol ou ácido úrico. Deste modo, recomenda-se comê-las no máximo uma vez por semana.
Podem proceder também de diversos animais (vitela, porco, cordeiro, frango...) e alguns exemplos podem ser:
- Fígado
- Miolos ou cérebro
- Rins
- Coração
- Moelas
Marisco
Por outro lado, os mariscos também ajudam a elevar os níveis de ferro e combater a anemia; ainda que, como acontece com as vísceras, não deverá ser feito um consumo excessivo para evitar desencadear outras doenças.
Deste modo, amêijoas, vôngoles, camarõezinhos, camarões, lagostim, lulas, polvo... poderão ser incorporados na dieta para aumentar o ferro do organismo mas sempre na medida adequada.
Peixe azul
Também os peixes azuis representam uma boa contribuição de ferro, entre seus muitos benefícios para o organismo e a saúde humana. Por isso, será apropriado incorporar em seu menu peixes como:
- Sardinhas
- Salmão
- Atum
- Truta
- Anchovas frescas e em salmoura
- Bonito
- ...
Legumes e cereais
Como resposta a o que comer se me falta ferro, não podem faltar os legumes e cereais, já que são outros alimentos por excelência que contribuem maior quantidade deste mineral. No caso dos cereais, recomenda-se que sejam integrais para que a dose de ferro seja ainda maior. Deste modo, podem ser incluídos em uma dieta balanceada: grão de bico, feijão, lentilhas, aveia, centeio...
Vegetais
Também não podemos nos esquecer dos vegetais como fonte de ferro, já que uma boa parte das verduras e hortaliças são altamente recomendadas para contrabalançar o déficit e atenuar os casos de anemia. Alguns dos mais recomendados são:
- Espinafre
- Acelga
- Brócolis
- Couve
- ...
Frutos secos
Os frutos secos, na medida certa, também são uma boa fonte de ferro bem como uma importante fonte de energia. É por isso que seu consumo deverá ser responsável para evitar um excessivo teor calórico.
Deste modo, poderá escolher os frutos secos que mais gostar: amêndoas, avelãs, nozes, pistaches, etc. mas sem exagerar.
0 comentários:
Postar um comentário