Os glóbulos vermelhos cumprem a importante função de transportar, através da hemoglobina, sangue rico em oxigênio a todo o nosso corpo. Por isso contar com níveis ótimos é fundamental para nossa saúde. A anemia ou as deficiências nutricionais são condições que se apresentam quando nossos níveis de glóbulos vermelhos estão baixos, mas algumas mudanças na dieta podem favorecer sua produção e melhorar nossa saúde.
Alimentos ricos em ferro para aumentar os glóbulos vermelhos
O ferro favorece a produção de hemoglobina em nosso corpo, por isso quando este mineral não é absorvido corretamente ou não é ingerido em boa quantidade, apresentam-se baixos níveis de glóbulos vermelhos. Para o evitar, recomendamos adicionar à sua dieta alimentos que aumentem os glóbulos vermelhos ricos em ferro, como:
- Carnes magras de vitela, frango, peru ou porco.
- Moluscos como os berbigões, as amêijoas, ou os mexilhões.
- Legumes como as lentilhas ou os feijões.
- Verduras de folha verde como o espinafre, os brócolis, a acelga ou os canônicos.
- Ovos.
- Frutos secos.
- Cereais integrais.
Alimentos ricos em vitamina B12 para aumentar os glóbulos vermelhos
Ingerir uma quantidade correta de vitamina B12 favorece a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, ajudando assim a aumentar sua presença em nosso sangue. Por isso é conveniente acrescentar à dieta além de carnes como a de vitela e ovos, produtos também ricos em ferro, outros alimentos como:
- Peixes azuis como o salmão ou as sardinhas.
- Leite e produtos derivados como o queijo e o iogurte. Recomenda-se que sejam de preferência desnatados ou baixos em gordura.
- Soja.
- Cogumelos.
- Levedura de cerveja.
- Gérmen de trigo.
Foto: saludpasion.com
Alimentos ricos em ácido fólico para aumentar os glóbulos vermelhos
O ácido fólico ou vitamina B9, influencia favoravelmente na produção de glóbulos vermelhos. Por isso também é conveniente acrescentar este nutriente à lista de alimentos que aumentam os glóbulos vermelhos. Assim, recomendamos a você incorporar à sua dieta:
- Legumes como as lentilhas e feijões.
- Verduras de folha verde como as couves de Bruxelas, o espinafre ou os brócolis.
- Aspargos.
- Frutas cítricas como a laranja, a toranja, o limão, os morangos ou o kiwi.
- O abacate.
- Os pães e cereais fortificados com ácido fólico.
0 comentários:
Postar um comentário