A marapuama, conhecida também como muiritã, pau-homem e liriosma, é uma planta proveniente da floresta da amazônia utilizada há muito tempo pelos índios do Brasil para fins medicinais. Esta planta é uma espécie de arbusto com flores brancas, que emanam um perfume forte e penetrante. Os benefícios que a marapuama pode proporcionar a quem a consome são vários, entre as suas propriedades principais encontramos o seu poder relaxante, tônico, afrodisíaco e antirreumática.
A marapuama pode ser encontrada no norte do Brasil e vários usos e benefícios são atribuídos a ela:
- Reduz a fadiga e estresse;
- Ajuda no tratamento da depressão;
- Diminui a celulite e o inchaço;
- Ajuda a combater a impotência sexual e problemas de ereção;
- Tem sido bastante utilizada para tratar casos de disenteria;
- Ajuda a combater a queda de cabelo;
- Elimina possíveis vermes no organismo;
- Atua como um tônico muscular;
- É um ótimo afrodisíaco natural;
- Elimina a fraqueza e dá energia;
- Auxilia no tratamento de artrose;
- Ajuda a melhorar a circulação sanguínea;
- Ajuda no bom funcionamento da memória.
Esta planta pode ser encontrada à venda em farmácias e lojas de produtos naturais em forma de pó, tintura ou extrato seco. Para tomar marapuama deve preparar um chá com as cascas picadas e secas da planta. Para isso, coloque um litro de água juntamente com duas colheres de sopa de cascas de marapuama em uma panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, a partir do momento da fervura. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Depois coe e beba. Pode beber entre 2 e 3 xícaras deste chá ao dia e, se preferir pode bebê-lo gelado que não perderá as suas propriedades.
Apesar da planta apresentar todos os benefícios referidos, alguns efeitos colaterais já foram registrados, como ejaculação precoce, tremor nas mãos e palpitações.
A marapuama também é contra-indicada a grávidas ou em período de lactação, indivíduos que sofram de hipertensão ou de problemas cardíacos. Para além disso, a utilização da planta em crianças deve ser sempre acompanhada por um médico. Antes de iniciar qualquer tratamento com a planta marapuama, consulte o seu médico e siga as suas indicações.
0 comentários:
Postar um comentário