Muitas mulheres ainda não sabem que existem substâncias e situações que podem interromper ou comprometer a eficácia dos medicamentos anticoncepcionais, fazendo com que a mulher corra o risco de engravidar mesmo tomando anticoncepcionais. Este, que pode ser maior, quando ela pensa que está prevenida. As substâncias podem ser remédios, chás, medicamentos e as situações podem ser vômito, diarreia ou outras situações médicas mais complicadas.
Lista de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional
- Fenitoína, Difenil-hidantoina, Ritonavir, Nelfinavir, Metronidazol
- Griseofulvina, Guanetidina, Ácido clavulânico
- Tetraciclina, Rifampicina, Minociclina
- Oxacilina, Oxitetraciclina, Penicilina
- Ciclaciclina, Ampicilina
- Amoxicilina, Dapsona, Doxicilina
- Cloranfenicol, Carbamazepina, Primidona
- Ritromicina, Fenobarbital, Topiramato, Oxcarbamazepina
Estes medicamentos podem cortar o efeito do anticoncepcional e da pilula do dia seguinte, independente da forma com que foram administrados.
Antibióticos e chás que atrapalham a eficácia da pilula anticoncepcional
Entre os remédios e medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional, os antibióticos sempre foram vistos como os maiores responsáveis pela interrupção do efeito. Porém, estudos mais recentes comprovam que apenas uma gama deles (não a maioria) corta o efeito. Logo, caso você esteja passando por alguma complicação médica que necessite de antibióticos, avise o seu médico que você toma anticoncepcionais para que ele possa escolher o antibiótico ideal.
Medicamentos como os antiepiléticos, anticonvulsivantes, antirretrovirais, antifúngicos e diuréticos, não são recomendados. Além de remédios de farmácia também existem chás medicinais que cortam o efeito do anticoncepcional, chás como o erva de São João e outros do tipo diurético podem causar problemas se tomados até duas horas depois da ingestão da pilula.
Dúvidas frequentes
É comum as pessoas pensarem que o consumo de bebidas alcoólicas corta o efeito do anticoncepcional ou da pilula do dia seguinte, mas não cortam. O que pode acontecer é a pessoa beber muito e acabar vomitando, e se ela vomita até duas horas depois de ter tomado a pilula, ai sim, pode representar um problema.
O consumo de leite junto à pilula anticoncepcional ou da pilula do dia seguinte não interfere no seu efeito.
Qualquer vômito ou diarreia que ocorra até duas horas depois da ingestão da pilula pode diminuir a sua eficácia, assim como realizar uma pausa maior do que a de costume entre a administração das pilulas.
0 comentários:
Postar um comentário