As "dietas desintoxicantes", mais conhecidas como dietas detox se tornaram muito populares entre as pessoas que buscam mais saúde e ou perda de peso - por mais que essas duas coisas dificilmente convivem juntas -, prometendo reduzir a quantidade de toxinas no corpo, bactérias e metais pesados, excluindo álcool, café, tabaco, carnes vermelhas e alimentos processados, visando a baixa ingestão de calorias. A dieta consiste em consumir apenas algumas frutas, água, legumes e suplementos (de uma marca...) que aceleram a eliminação de substâncias do corpo.
Como a dieta detox funciona
A dieta detox existe em princípios da medicina chinesa há muito, muito tempo, mas recentemente caiu no uso popular e agora cabe a nós julgarmos até onde é possível adotar os seus benefícios sem prejudicar a saúde. A princípio, a dieta tem a função de desintoxicar o corpo, emagrecer é apenas uma consequência - por mais que seja vendida com esse intuito -, mas se o nosso corpo já possui os seus mecanismos para eliminar substâncias tóxicas, qual seria o real benefício dessa dieta?
Além da desintoxicação, a dieta também tem um outro ponto, a drástica eliminação das calorias para o nosso corpo. Não é uma formula mágica ou nada do tipo, são apenas métodos que reduzem drasticamente as calorias, o que faz emagrecer, e utilizam frutos e leguminosas ricas em ácido graxo para eliminar as toxinas, a água entra nesta parte, ajudando a eliminar as substancias indesejáveis do corpo, deixando até a pele mais bonita.
Mas o problema é que, a perda de peso é temporária - e já explico por que -, fazendo com que a pessoa tenha que aderir à dieta por um longo período de tempo, se pretende emagrecer mesmo, o que pode causar graves riscos à saúde, principalmente se não houver um acompanhamento médico.
A desintoxicação
Estamos em contato com substâncias tóxicas e nocivas ao nosso corpo diariamente, seja com os alimentos ou até com o ar que respiramos, a água com cloro que bebemos e sem falar das bactérias que habitam o nosso corpo. Sim, a dieta ajuda a "descontaminar" o nosso corpo, mas é hora de medir até que ponto precisamos desta desintoxicação.
Nosso fígado e intestino, por exemplo, possuem bactérias que - nem todas - ajudam no funcionamento destes órgãos, realizando funções digestivas por exemplo. A dieta também inclui alto consumo de alimentos laxativos que, com o tempo, destroem estes microrganismos e podem até levar a uma desidratação do nosso corpo, como efeitos para curto período de dieta e se adotada por muito tempo, pode desenvolver acidose metabólica.
Sim e não, depende de você, que decide até onde pretende continuar com a dieta.
A perda de peso é temporária e a dieta detox não escapa dos mesmos problemas que as outras dietas radicais apresentam, o efeito mola. O ser humano é um dos seres com maior capacidade de habituação a diversas situações, neste caso a alimentar, e para uma ação sempre há uma reação. Quando você reduz drasticamente o consumo de calorias, o seu corpo, para continuar funcionando da forma que deve ser, baixa o metabolismo para que a pouca quantidade de energias que você possui dure por mais tempo (como um computador que entra em "safe mode" para economizar bateria). Com a baixa do metabolismo, temos uma baixa em todas as atividades do nosso corpo, perdemos peso, mas não estamos funcionando corretamente e uma hora ou outra vamos acabar tendo que voltar a nos alimentar direito, e o peso perdido é recuperado.
Este é o efeito mola que acontece na maioria das dietas radicais, você leva o seu corpo ao extremo até que ele apresente mal funcionamento e aí, tem que voltar ao que era antes, os quilos perdidos voltam, e voltam rápido. O baixo metabolismo faz também com que a capacidade de absorção de proteínas e calorias aumente, tudo o que vier é lucro e desta forma, nosso corpo deixa um pouco de lado as funções desintoxicantes.
Os riscos e contraindicações
Os riscos relacionados à dieta detox, como dito, são os mesmos relacionados às outras dietas radicais que diminuem o consumo de nutrientes e calorias. As consequências dessa redução podem ser notadas até mesmo no comportamento da pessoa com o aumento da irritabilidade e ansiedade, além da redução da imunidade, diminuição da massa muscular, taxa açúcar no sangue, disposição e constantes tonturas e sensações de cansaço.
A acidose metabólica, que aparecerá já num estado crítico da situação, é um desequilíbrio entre os elementos básicos no organismo, dos ácidos, que resultam na acidificação do sangue - este estado, com o tempo, pode levar ao coma ou à morte num estado realmente avançado.
Os efeitos colaterais desta dieta dependem do período de tempo em que ela é adotada, se for durante poucos dias, mesmo que de forma radical, não será muito prejudicial a um ser adulto. Se você pretende segui-la, saiba que deve ser por pouco tempo e com longos intervalos, além de acompanhamento médico. Pense nisso antes de adotar dietas por que algum astro ou pessoa famosa acéfala o fez e diz que deu certo.
Considerações finais
Se você procura uma dieta desintoxicante, o ideal é realmente se afastar de produtos alimentícios industrializados, produtos orgânicos são uma alternativa para esta substituição. Ingestão de frutas, bastante água, alimentos de folhas verdes e limão ajudam no funcionamento do intestino.
Para emagrecer, saiba que se pretende fazer isso de forma saudável pode demorar. A perda de peso é gradativa e pode começar com a mudança de hábitos alimentícios, sem ficar abaixo das 1.500 calorias por dia. Assim como essa mudança de hábitos, fazer exercícios físicos além de muitos benefícios, ajudam a emagrecer.
0 comentários:
Postar um comentário