Receita de farinha de limão: para deixar sua alimentação mais saudável
Farinha de berinjela, farinha de casca de maracujá, farinha de sementes de uva...
As farinhas funcionais, ou seja, que contribuem para o bom funcionamento do organismo, devem compor o cardápio de quem busca uma vida saudável.
Elas são importantes por nos fornecer fibras e poderosas substâncias antioxidantes.
Entre essas farinhas, uma de nossas preferidas é a farinha de limão.
O limão é uma fruta de extraordinário poder medicinal.
Apesar do sabor ácido, ele tem uma incrível capacidade de alcalinizar nosso corpo, eliminando toxinas e deixando-nos mais dispostos e resistentes.
Mas qual a vantagem de consumir esta farinha?
É você aproveitar o limão por completo, sem desperdiçar nada deste rico alimento.
Para produzir a farinha, você vai usar a casca de limão, rica em fibras como a pectina.
Essas fibras da casca do limão são muito importantes, porque ajudam a limpar o intestino e intensificam a perda de peso.
Além disso, a casca do limão contém d-limoneno, que tem propriedades anticancerígenas e ajuda a dissolver cálculos renais e a evitar entupimento nas artérias.
Assim sendo, a farinha do limão nos possibilita o uso integral desta poderosa fruta, com enormes benefícios à saúde.
Onde se compra essa farinha?
Não, você não vai comprar.
Você vai fazer, pois é muito fácil.
A receita está a seguir:
INGREDIENTES
10 limões
MODO DE PREPARO´
Use preferencialmente limões orgânicos nesta receita.
Corte os limões pela metade e faça uma deliciosa limonada com eles. As metades espremidas não vão para o lixo. Você vai lavá-las imediatamente em água corrente para eliminar qualquer resíduo de suco e vai deixá-las emborcadas (com a parte da polpa para baixo) num escorredor para drenar a água em excesso. Quando secar, você vai triturar no liquidificador, aos poucos, e sem água. Coloque as cascas trituradas numa assadeira de vidro e leve ao forno na temperatura mínima, revolvendo sempre para evitar que queimem o fundo e nas lareiras da forma. A dica é deixar a porta do forno levemente entreaberta para controlar melhor e evitar o super cozimento. Quando as cascas estiverem secas, totalmente desidratadas, retire do forno e deixe esfriar. Bata de novo no liquidificador até virar uma farinha. Passe numa peneira e armazene a farinha obtida num frasco de vidro com tampa. Conserve na geladeira. Consuma no máximo 3 colheres (café) por dia. Use a farinha em sucos, vitaminas, chás, lanches e sopas. Você pode também usá-la sobre o arroz, feijão ou macarrão ou na salada. Além de suas propriedades medicinais, a farinha deixa os pratos mais saborosos.
0 comentários:
Postar um comentário