A má circulação nas pernas é geralmente causada pela obstrução de algumas veias sanguíneas por pressão sobre as pernas ou nádegas, quando ficamos muito tempo sentados ou de pernas cruzadas, por exemplo. Porém, ela pode estar relacionada, quando ocorre com mais frequência e sem ser nas situações citadas acima, ela pode representar outras complicações, no caso, o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quando isso acontece, elas ficam duras e estreitas, fazendo com que o sangue circule mais lentamente, causando doenças circulatórias.
Os sintomas da má circulação
Os sintomas da má circulação do sangue incluem:
- Varizes;
- Sensação de formigamento nas pernas;
- Pele seca e escamosa;
- Dor e cansaço nas pernas;
- Pés e mãos constantemente frias;
- Inchaço nas extremidades do corpo.
Uma forma de reduzir os sintomas pode ser elevando as pernas ou braços, com almofadas, antes de dormir, deixando-as mais altas que o corpo. O mesmo também pode ser feito ao chegar em casa do trabalho sentindo cansaço.
Má circulação hererditária
Em alguns casos, por mais que sejam pouco conhecidos, a má circulação pode ser hereditária, se manifestando com muito mais frequência do que as comuns. Porém, num diagnóstico vale sempre levar em consideração os hábitos do indivíduo, como se ele passa muito tempo trabalhando em pé ou sentado, com pernas cruzadas ou se é pelo próprio envelhecimento natural da pele.
Como solucionar a má circulação
- Mantendo-se dentro da faixa de peso ideal;
- Reduzir a quantidade de açúcar e sal na comida;
- Não passa muito tempo sentado ou em pé, se for necessário, pratique alongamentos durante a tarde para favorecer a circulação de sangue;
- Não use sapatos ou meias muito apertadas, assim como cintos.
O indivíduo também deve, além de seguir as dicas acima, verificar os níveis de colesterol no sangue anualmente para evitar acúmulos de gordura.
As mulheres também devem dar continuidade às consultas no ginecologista, ainda mais se estiverem tomando a pílula anticoncepcional.
Sintomas da má circulação na gravidez
A má circulação na gravidez é frequente, esta situação se dá por que o organismo da grávida acumula e produz mais líquidos que trabalham mantendo a irrigação na placenta, porém, dificultam a circulação. Além do que, também ocorre a produção de relaxina, hormônio responsável pela dilatação de artérias e veias, que dificultam o regresso do sangue ao coração.
Desta forma as mulheres grávidas devem cuidar da circulação do corpo mais do que as que não estão, uma vez que estão mais vulneráveis e enfrentar problemas deste tipo. Descansar algumas vezes ao dia, fazer massagens na região das pernas e coxa e utilizar meias elásticas podem ajudar
0 comentários:
Postar um comentário