O corpo precisa de ferro para fazer glóbulos vermelhos. Você pode desenvolver anemia se se você não obter uma quantidade suficiente de ferro em sua dieta normal, se o seu corpo não o absorver corretamente, se você perder uma grande quantidade de sangue ou se o seu corpo está quebrando as células vermelhas do sangue mais rápido do que ele pode fazer novas.
Se você não pode satisfazer as necessidades de ferro do seu corpo através de dieta, você pode precisar completar com sulfato ferroso, e uma pergunta que pode surgir a partir disto é se o sulfato ferroso engorda.
Este texto irá abordar a respeito do sulfato ferroso, fazendo uma breve descrição, apontando algumas características e usos e buscando elucidar se o sulfato ferroso engorda ou não.
Um pouco sobre o sulfato ferroso
O sulfato ferroso é um sal inorgânico de ferro, que contém 20% de ferro e é utilizado como fonte desse mineral. Deve-se conhecer a quantidade total de ferro em cada preparação, e não sua massa total. A maior vantagem do uso parenteral do ferro é a possibilidade de formar rapidamente reservas desse elemento, uma vez que, por via oral, seriam necessários meses para serem alcançadas (por exemplo, em pacientes que serão tratados com eritropoietina). O intestino delgado tem função regulatória sobre a absorção de ferro e evita que grandes quantidades deste elemento penetrem na corrente sanguínea.
O sulfato ferroso é bastante usado na Medicina, especialmente nas anemias por deficiência de ferro e em situações que possam gerar falta de ferro ou que exigem mais desse mineral, como a gravidez. Uma dúvida comum das pessoas com este uso é se o sulfato ferroso engorda.
Posologia indicada
Dose terapêutica usual: 200mg a 300mg de ferro/dia (ou 2mg/kg a 3 mg/kg) em 3 tomadas diárias, com base no conteúdo de ferro da preparação.
A resposta à terapia com ferro é avaliada segundo o índice de produção de reticulócitos e a elevação do teor de hemoglobina ou do hematócrito. O emprego profilático do ferro por via oral deve ficar reservado aos pacientes de alto risco: grávidas, perda menstrual excessiva, doadores de sangue e lactantes.
O sulfato ferroso engorda?
A resposta é que o sulfato ferroso por si só não engorda. Ele é apenas um sal de ferro e, por isso, não tem quantidade de calorias. Porém, pelos seus efeitos secundários (sejam eles adversos, como a constipação, ou metabólicos como a menor absorção de T4 e melhora da anemia), o sulfato ferroso engorda em alguns casos, principalmente na melhora da anemia e aumento da disposição e da fome.
Como utilizar o sulfato ferroso?
Siga todas as indicações na embalagem do produto, ou tome conforme indicado pelo seu médico. Não tome mais do que a dose recomendada. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. O ferro é melhor absorvido de estômago vazio (geralmente se tomado 1 hora antes ou 2 horas após as refeições). Se ocorrerem dores de estômago, pode tomá-lo com alimentos. Evite tomar antiácidos, produtos lácteos, chá ou café dentro de 2 horas antes ou depois deste medicamento, porque eles vão diminuir a sua eficácia.
Tome os comprimidos ou cápsulas com um copo cheio de água (240 mililitros), salvo recomendação do seu médico. Não se deite durante 10 minutos após tomar o comprimido ou cápsula de dose. Engula cápsulas de liberação prolongada. Não esmague ou mastigue estas cápsulas ou comprimidos. Se o fizer, pode libertar todo o fármaco de uma só vez e aumentar o risco de efeitos colaterais. Além disso, não divida os comprimidos de libertação prolongada, a menos que eles tenham uma linha de pontuação e seu médico ou farmacêutico diga-lhe para fazê-lo.
Se estiver tomando comprimidos que devam ser mastigados, mastigue a medicação completamente, em seguida, engula. Se você estiver tomando a forma líquida para adultos, meça cuidadosamente a dose usando um dispositivo de medição/colher especial. Não use algo aleatório porque você pode não obter a dose correta. Misture a dose em um copo com água ou suco.
Se você está dando as gotas de líquido para um bebê ou criança, use o conta-gotas fornecido para medir cuidadosamente a dose. A dose pode ser colocada diretamente na boca ou pode ser misturada ao sumo de frutas, cereais, ou outros alimentos, conforme indicado, para aumentar a aceitação do seu filho. É melhor dar esta medicação logo após uma refeição. Siga as instruções na embalagem do produto da marca que você usa.
Alguns efeitos do sulfato ferroso
Um dos principais efeitos colaterais do medicamento é a constipação. A retenção intestinal pode causar por si só um aumento de peso quando você vai se pesar na balança. Por conta do sulfato ferroso causar constipação, é necessário atenção em dobro nesse momento, e ele é um dos motivos pelo qual muito acreditam que o sulfato ferroso engorda.
Uma rotina intestinal normal é ir uma a duas vezes ao banheiro por dia. Em torno de 25% das pessoas que usam sulfato ferroso numa quantidade de 325 mg terão constipação. Em doses maiores, o efeito acontece em mais pessoas.
O sulfato ferroso é usado principalmente para tratar anemia. Esse problema causa, entre outros, perda de apetite e cansaço, o que geralmente faz com que os anêmicos percam peso. Quando você começa a tratar sua anemia por deficiência de ferro e começa a melhorar, o aumento do seu apetite pode fazer você se alimentar mais e engordar. Não por efeito do medicamento, mas pela melhora do seu estado geral de saúde.
O terceiro ponto é que o sulfato ferroso diminui a absorção do hormônio tiroxina (T4), um hormônio produzido pela tireoide. A tiroxina tem o efeito “catabólico”, ou seja, ela “gasta energia” do seu corpo. A tiroxina aumenta a frequência cardíaca, a taxa de respiração, aumenta os efeitos simpáticos (da adrenalina, por exemplo) e aumenta o metabolismo de proteínas e carboidratos. Se você tiver uma queda na absorção de tiroxina pelo seu corpo, a ideia é que você passa a gastar menos energia e, talvez, isso contribua para casos em que o sulfato ferroso engorda.
Alternativas para a reposição de ferro
O segredo para tratar a anemia, como você pode imaginar, está no aumento do consumo de ferro. Mas este mineral não está presente apenas na carne. A seguir, é possível ver algumas sugestões de consumo para você variar a dieta e ficar bem longe dos desconfortos causados pela anemia:
- Folhas verdes escuras: couve, brócolis, rúcula e agrião são fontes de vitamina C, ferro e magnésio. A vitamina C melhora a absorção do ferro contido em fontes vegetais;
- Cereais integrais: ao contrário dos refinados, eles preservam a película do grão, fonte natural de ferro;
- Açúcar mascavo e melado: como não foi refinado, ele contém ferro (o que não acontece no açúcar branco);
- Feijões, ervilha, lentilha: as leguminosas são fontes de proteína e de ferro;
- Carne vermelha: ela é uma ótima fonte de ferro, numa versão em que o mineral é facilmente absorvido pelo organismo.
O ferro contido nos polivitamínicos em geral é bem aproveitado pelo organismo?
O ferro, dependendo da forma química que se apresenta, será mais ou menos absorvido pelo organismo. O sulfato ferroso é muito usado, mas tem uma absorção ruim. Em suplementos, prefira o ferro quelado, que será melhor absorvido. Lembrando que a anemia nem sempre é carência apenas de ferro, então o ideal é usar um suplemento prescrito por um nutricionista. Assim, você garante o equilíbrio da ingestão dos minerais e corrige o problema com mais eficiência.
0 comentários:
Postar um comentário