O tamarillo, de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt., é uma fruta tropical de origem andina, bem parecida com o tomate, apresentando casca lisa e brilhante, de coloração vermelha, variando do vermelho-carmim até o roxo, e também apresentando variedades alaranjadas.
Também conhecido popularmente como tomate japonês, cigomandra, tomate francês ou tomate de árvore, esta fruta pertence à família das solanáceas, a mesma da berinjela, do tomate e da batata. O centro do tamarillo é de textura macia e gelatinosa com sementinhas comestíveis; já a parte externa de sua polpa é firme e carnuda.
Propriedades do tamarillo
Possui elevado teor de vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina B6, C e E, e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio; - É rico em substâncias antioxidantes;
- Contém grande quantidade de fibras.
Benefícios
Pode ser incluído nas dietas de emagrecimento, já que possui poucas calorias; - Consumir a fruta fresca, em jejum, pode melhorar a gripe;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Auxilia a melhora da visão;
- Facilita o bom funcionamento do sistema nervoso;
- Ajuda no controle da pressão arterial elevada e do colesterol;
- Trata problemas no fígado;
- Possui efeito de laxativo suave;
- Na forma de cataplasmas quentes, a fruta e as folhas do tomate de árvore podem tratar a inflamação das amígdalas e outros problemas da garganta.
Modos de consumir o tamarillo
Ao ser consumido em sua forma natural, ou seja, crua, a fruta mantém todas as suas propriedades e os seus benefícios. De acordo com o gosto pessoal, pode-se adicionar açúcar ou sal em sua polpa. O tamarillo, com o seu sabor agridoce, também pode ser incluído ao preparar alguns alimentos, como saladas de frutas, sucos, molhos para carnes, sobremesas, geleias ou compotas, dentre outros. Além disso, também pode ser servido com sorvete, creme de leite, mel e açúcar, ou como salada com sal e pimenta.
Existem vários tipos de tamarillo, todos com as mesmas propriedades e benefícios, e eles são identificados facilmente através de sua coloração: os vermelhos são mais macios e doces; os amarelos possuem um sabor ácido e são um pouco mais firmes.
0 comentários:
Postar um comentário