728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

TRATAMENTOS CONTRA A QUEDA DE CABELOS

A perda dos fios pode não ser algo tão simples. Atente-se para tomar os cuidados necessários


As evidências estão em todos os lugares: travesseiro, sofá, cadeira do trabalho, chão, pentes e, principalmente, no ralo do chuveiro. A queda de cabelo também é chamada de alopecia e pode se desenvolver de forma repentina, ou gradual. As causas são bem diversas. “Estão divididas em três grupos: androgenética, que é a calvície; areata, que deixa áreas arredondadas na cabeça; e a difusa, que ocorre devido a doenças da tireoide, anemia, doenças hormonais (ovários policísticos), lúpus eritematoso, entre outras”, expõe Denise Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A médica lembra, ainda, que além dessas causas, o cabelo também pode cair devido ao uso de certos medicamentos, como a vitamina A, remédios de tratamento de câncer e antidepressivos. “Regimes muito agressivos, com emagrecimento brusco, também estão na lista desses fatores.” E não podemos nos esquecer do estresse agudo, já que o cortisol aumentado favorece o aumento de hormônios masculinos. Por esse mesmo motivo, a queda de cabelo se apresenta também durante a menopausa.
Não se trata apenas de estética
Nada como um exame clínico para identificar o motivo de os fios se desprenderem. “Existem algumas causas que estão relacionadas a doenças generalizadas. Toda alteração capilar deve ser investigada, justamente para afastar possíveis alterações sistêmicas”, explica
Carla Bortoloto, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC).
Acabe já com isso!
O tratamento varia de acordo com a causa. “Quando a queda dos fios se dá pelas doenças, os tratamentos destas resolvem o problema. A calvície, por ser uma condição genética, passa por um processo específico, como com o uso de finasterida ou minoxidil”, informa Denise. Carla acrescenta que em casos de rarefação do couro cabeludo, que se caracteriza pelo afinamento dos fios, e que pode surgir em qualquer idade, o uso de laser capilar, intradermoterapia, medicamentos orais e até aplicação de produtos tópicos, apresentam resultados satisfatórios. “Mas só especialistas podem indicar esses procedimentos.”
CUIDADOS DIÁRIOS PARA MANTER OS FIOS SAUDÁVEIS E CONTER AS PERDAS
Quando a causa do cabelo é orgânica, esta deve ser diagnosticada e tratada adequadamente. Além disso, essa condição está relacionada a fatores internos. No entanto, algumas situações do dia a dia podem ser agressivas e desencadear o aparecimento do problema. Confira algumas dicas para preservar as madeixas:
  • Evite tratamentos estéticos que usem produtos que tenham em sua fórmula componentes que alisam os fios.
  • Procure lavar o cabelo em dias alternados.
  • Use secadores de cabelo e pranchas alisadoras o mínimo de tempo possível.
  • Dê preferência ao uso de pentes de madeira.
  • Cuidado com a dermatite seborreica, que tem como principal sintoma a caspa. Se for intensa, procure ajuda médica.
  • Nos primeiros sinais, vá a um dermatologista.



  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: TRATAMENTOS CONTRA A QUEDA DE CABELOS Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton