O fruto tropical muitas vezes negligenciado por seu sabor extremamente amargo, o jiló, deveria fazer mais parte do cardápio das pessoas, pois ele possui grandes benefícios à saúde.
Sua colheita é feita enquanto ainda está imaturo, verde. Quando já amadurecidos, ficam com coloração avermelhada, as sementes endurecem e já não servem mais para consumo. Tem origem provavelmente da África ou Índia, mas se adaptou bem ao Brasil quando chegou com a vinda dos escravos para trabalhar na lavoura de cana de açúcar em Pernambuco no século XVII. Em algumas regiões brasileiras, o fruto é conhecido por “jinjilo” e é principalmente cultivado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ainda no território brasileiro, existem vários tipos de jiló, entre eles o Morro Grande, que é o tipo de mais sabor amargo.
Nutrientes presentes no jiló
É um fruto riquíssimo em vitaminas, sendo elas: A, C e mais algumas do complexo B. Além das vitaminas, o jiló possui cálcio, magnésio, ferro, fósforo etc. que ajudam no combate ao alto colesterol(O fruto possui elementos bioquímicos conhecidos como flavonoides, alcaloides e esteroides, que contribuem para a redução do colesterol ruim no sangue) e até mesmo o mau hálito nas pessoas. É antioxidante e contém muita água em sua composição, chegando a mais de 90%, além da baixa quantidade de calorias, com apenas 40 calorias em 100 gramas.
Benefícios
- Reduz o colesterol ruim (LDL)
- Aliado no tratamento de distúrbios no fígado e dispepsia biliar
- Recomendado na prevenção da pelagra
- Protege o sistema cardíaco
- Combate o mau hálito
- Auxilia na perda de peso
- Provoca sensação de saciedade
- Etc.
Para quem não gosta do gosto amargo do jiló, ficam algumas dicas
Triture
Transformar o jiló em uma farinha pode ser a saída para as pessoas que fogem do sabor amargoso da fruta. Esta farinha pode ser consumida em conjunto com vários outros alimentos e até mesmo em sucos, basta acrescentar duas colheres de sopa em alguma fruta ou num suco e tomar uma ou duas vezes por semana.
Refolgue
Outra opção para inibir o gosto do jiló é refolgá-lo com manteiga e azeite. Mas vale lembrar que é justamente o paladar amargo que a fruta possui que estimula a salivação, que é algo saudável e necessário.
0 comentários:
Postar um comentário