Masala chai – O chá de especiarias indianas
Masala chai ou chai?
Há uma pequena diferença entre um tipo de chávena e o outro. Em geral, o chá indiano é mais conhecido como chai ao invés de masala chai. Todavia, se levada ao “pé da letra” como diz o ditado, o chai deve levar em sua receita de preparo apenas as folhas de chá preto e outras especiarias. Já o masala chai é a mesma composição do chai, mas com o diferencial de que a este também deve ser acrescentado leite, de preferência o leite conhecido como “gordo”. Há quem prefira adicionar leite condensado, o que também é indicado, pois dá um sabor ainda mais rico.
Principais ingredientes:
Folhas de chá preto: Em geral, deve-se utilizar o chá preto com concentração forte – este possui em sua composição cafeína equivalente a do café. É feita a infusão das folhas até que o aroma seja dispensado por completo, sem que se sinta sabor amargo.
Açúcar: Desde o típico açúcar branco refinado, este pode ser inserido na receita até os tipos mais especiais como o açúcar de coco, açúcar amarelo e açúcar de palma, além de mel ou adoçante artificial.
Adicionais especiais: Adicione ao masala chai especiarias como canela, gengibre, cardamomo, estrela-de-anis, pimenta preta, cravinho-da-Índia, noz-moscada, entre outros, que podem variar de acordo com o paladar ou tradições culinárias.
Benefícios
O chá indiano é um forte composto para a saúde, que auxilia em tratamentos de pele e melhora a digestão, além de ser um potencial agente antioxidante. Essa chávena é indicada para pessoas que sofrem de males como hipertensão, e gastrite, além de mulheres gestantes.
Receita indicada
Coloque em uma caçarola uma xícara de água, duas colheres de chá de folhas de chá preto, um copo médio de leite, uma colher de chá de gengibre, seis sementes de cardamomo trituradas e um pau de canela e em seguida ferva. Ao atingir o ponto de fervura, deixe por aproximadamente cinco ou 10 minutos, coe e depois adoce com mel.
0 comentários:
Postar um comentário