O adesivo anticoncepcional é um método de prevenção da gravidez hormonal que conta com as hormonas progesterona e estrogênio sintéticas. A sua concentração hormonal (6mg/600mcg) é superior à da pílula contraceptiva combinada, porém, a quantidade de hormônios libertados no corpo é semelhante, uma vez que estas são libertadas de forma constante.
Ao contrário da pílula anticoncepcional, que deve ser tomada todos os dias, o adesivo anticoncepcional apenas tem de ser aplicado uma vez por semana, sendo mais fácil a sua adaptação por mulheres que se esquecem frequentemente de tomar a pílula.
Aplicar o adesivo anticoncepcional
O adesivo anticoncepcional é um sistema transdérmico, o que significa que a absorção hormonal é feita pela pele. Deve por isso, ser aplicado apenas um adesivo de cada vez, diretamente numa área de pele limpa, seca e sem pelos, como por exemplo, na nádega, no abdômen, na região externa do braço ou na parte superior do tronco. Deve evitar-se a aplicação no peito, em pele irritada ou ferida.
Para evitar qualquer interferência na libertação hormonal, não devem ser aplicados cremes, loções ou cosméticos previamente, na área de aplicação.
A aplicação do adesivo deve ser feita no primeiro dia do período menstrual para que os seus efeitos contraceptivos sejam imediatos. O dia de aplicação, por exemplo, se for a uma Segunda-feira, determina os dias em que o adesivo é substituído no futuro, sempre às Segundas-feiras, segundo o exemplo.
O adesivo deve permanecer durante uma semana, após a qual é substituído por um novo adesivo. O novo adesivo deve ser colocado imediatamente após a remoção do adesivo antigo, devendo ser evitado o mesmo local de aplicação, por exemplo, se anteriormente aplicou o adesivo no braço, opte pela sua colocação na nádega na vez seguinte.
Durante o ciclo menstrual, a substituição do adesivo é feita duas vezes, sendo colocados no total 3 adesivos. Após a terceira semana, segue-se um período de pausa, no qual ocorre uma hemorragia semelhante ao período menstrual. No fim da semana de pausa, segue-se a aplicação de um novo adesivo, sendo iniciado um novo ciclo.
O adesivo contraceptivo é um tratamento de prescrição médica, pelo que a avaliação do estado de saúde da mulher e a sua adaptação a este método anticoncepcional devem ser avaliadas por um profissional médico qualificado.
0 comentários:
Postar um comentário