Alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis
Para manter a saúde bucal, com dentes e gengivas saudáveis, é imprescindível manter uma rotina de higiene, com a utilização de escova, pasta de dente e fio dental. No entanto, estes itens não são os únicos aliados de uma excelente saúde bucal.
Embora não substituam os cuidados básicos com a higiene oral, existem alguns alimentos que, aliados à escovação e uso do fio dental, são ótimos para ajudar a manter dentes e gengivas saudáveis. Os tecidos das gengivas, dentes e os músculos da mastigação precisam dos nutrientes adequados para se manterem saudáveis, o que é proporcionado por uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.
Alimentos importantes para a boa saúde bucal
Quando a alimentação é inadequada, pobre em nutrientes, a saúde oral pode ser afetada por doenças, como o escorbuto, que é causada pela falta de vitamina C na dieta. Conheça alguns alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis:
Vitamina C
A carência de vitamina C na dieta causa sangramento das gengivas e redução da massa óssea, o que, a longo prazo, pode levar à perda dos dentes. Mas é importante não exagerar no consumo de alimentos muito ácidos (como laranja e abacaxi), pois causam desmineralização e deixam o dente mais poroso. Uma dica é fazer bochecho com água pura ou tomar um copo de água para neutralizar o ácido após a sua ingestão.
Fibras
Os alimentos fibrosos, como verduras e frutas, auxiliam na limpeza dos dentes e tecidos gengivais, evitando a formação de placa bacteriana, responsável pelas cáries e gengivite. Recomenda-se o consumo de maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão.
Água
Ingerir bastante água também é importante para a saúde bucal, pois elimina detritos, açúcares e ácidos.
Leite e derivados
O cálcio, presente no leite e derivados, é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, proporciona uma boa saúde a eles.
Vitamina D
A vitamina D atua na absorção do cálcio e do fósforo, minerais relacionados com a formação óssea. Esta vitamina aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%, além de auxiliar na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.
Alimentos crus
A mastigação dos alimentos crus exige uma força maior, que sustenta os dentes mais fortes e garante mais firmeza a eles.
0 comentários:
Postar um comentário