728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

domingo, 26 de abril de 2015

Tratamento Natural Da Menopausa

Tratamento Natural da Menopausa
A menopausa é uma fase natural da vida de uma mulher, que pode ser pensada como a altura da reforma dos ovários. Ao nascer, as mulheres têm cerca de um milhão de óvulos nos seus ovários.
Na puberdade começa a ovulação, e os óvulos são libertados pelos ovários a cada mês, com o objectivo da concepção. Como o passar dos anos, a quantidade de ovos declina gradualmente até à menopausa, quando os ovários se desligam e param de produzir estrogênio e progesterona, as duas principais hormonas sexuais femininas. A menopausa ocorre quando a ovulação cessa, e a mulher já não pode engravidar naturalmente.
Após a menopausa, as glândulas supra-renais, que fornecem algumas hormonas sexuais durante a vida, tornam-se a sua principal fonte. As mulheres que têm uma má função adrenal, que pode ser causada pelo stress crônico, má alimentação, falta de sono ou cafeína em excesso, não são capazes de fornecer quantidades suficientes de hormonas, e podem ter sintomas mais severos de menopausa. O estrogênio também pode ser produzido nas células de gordura, a partir do androgênio. É por isso que as mulheres obesas experimentam muitas vezes menos sintomas de menopausa.
aliviar-sintomas-menopausa
Existem muitas medidas de estilo de vida e suplementos que podem promover o equilíbrio hormonal e aliviar as preocupações da menopausa.

VOCÊ ESTÁ NA MENOPAUSA?
O marco da menopausa é alcançado quando uma mulher passa um ano sem que o período menstrual ocorra. A idade média para a menopausa acontece por volta dos 51 anos, mas pode ocorrer naturalmente entre os 40 e os 55 anos. A década antes da menopausa é chamada perimenopausa. Durante este tempo, os níveis hormonais flutuam e o ciclo menstrual torna-se errático, mas a mulher ainda pode ser capaz de conceber.

Sinais e Sintomas
Os sintomas da menopausa são causados ​​principalmente por um desequilíbrio hormonal: estrogênio, progesterona e/ou testosterona. Os elevados níveis de cortisol causados pelo stress podem também ter um impacto negativo nestas hormonas. A gravidade e a duração dos sintomas experimentados variam em função da genética, etnia, factores culturais e mesmo da atitude. Esses sintomas incluem:
• Fadiga, sensação de cabeça vazia, dor de cabeça, perda de memória;
• Retenção de líquidos e aumento de peso;
• Calor súbito e suores noturnos;
• Incontinência e infecções da bexiga;
• Baixa libido;
• Mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão;
• Secura vaginal.

A MENOPAUSA E O AUMENTO DE PESO
Há vários factores que podem contribuir para o aumento de peso na menopausa, entre os quais os elevados níveis de estrogênio, que são comuns também na perimenopausa.

Factores de Risco
A menopausa geralmente ocorre naturalmente à medida que as mulheres envelhecem. No entanto, certos tratamentos médicos podem fazer com que ocorra mais cedo do que o esperado, tais como:
• Exposição à radiação ou quimioterapia;
• Falência ovariana prematura: em aproximadamente 1% das mulheres a menopausa surge antes dos 40 anos, o que pode acontecer devido a factores genéticos ou a doença auto-imune;
• A remoção de ambos os ovários (baixos níveis de progesterona), pode prejudicar a função da tiroide, que pode levar ao aumento de peso, porque a glândula tiroide está envolvida na regulação da taxa metabólica. O aumento de peso em torno da cintura poderá estar associado com o stress, o que aumenta os níveis de cortisol e faz com que a gordura se acumule em torno dessa zona. O stress torna-se mais comum à medida que envelhecemos.

VERIFICAÇÃO DOS NÍVEIS HORMONAIS
Muitas hormonas podem sofrer desequilíbrios durante a menopausa (estrogênio, progesterona, testosterona, dehidroepiandrosterona e cortisol), provocando sintomas incômodos.
Podem ser efetuados testes de saliva para descobrir quais as hormonas que causam esses sintomas. Embora sejam muito comuns os exames de sangue, existem algumas limitações. A maioria dos exames de sangue mede as hormonas que são ligadas à proteína, e não aquelas que ficam disponíveis nos tecidos. Os testes de saliva medem a quantidade de hormonas que ficou nos tecidos, porque as hormonas passam através do tecido da glândula salivar antes de entrarem na saliva. Os testes de saliva pode ser solicitados pelo seu médico.

Recomendações dietéticas
Alimentos a incluir:
• Os produtos hortícolas, frutas, cereais integrais e legumes fornecem vitaminas e minerais essenciais, antioxidantes, fibras e compostos que podem reduzir o risco de cancro e doenças do coração, e melhorar a saúde geral. Em particular, prefira os brócolos, couves de Bruxelas, couve-flor e repolho, porque estes vegetais contêm compostos que ajudam as hormonas a serem processadas pelo fígado, ao mesmo tempo que reduz o risco de cancro da mama;
• Os alimentos de soja (tofu, leite de soja, feijão de soja, tempeh e grãos de soja) contêm isoflavonas (estrogênios à base de plantas), que ajudam a minimizar os sintomas da menopausa, oferecem proteção contra o cancro da mama e melhoram a saúde dos ossos. Aponte para duas porções desses alimentos por dia. Podem decorrer várias semanas até notar alguns benefícios;
• A linhaça é uma fonte rica em fibras, que promove a regularidade do intestino e reduz o risco de cancro do cólon e da mama e reduz o colesterol. Também contém lignanas (outra forma de fitoestrogénio), que pode ajudar a equilibrar os estrogênios e a reduzir os sintomas da menopausa;
• Os peixes, nozes e sementes contêm ácidos gordos essenciais que são importantes para o coração e para a saúde da pele.

Alimentos a evitar:
• Álcool, cafeína e alimentos picantes podem piorar os calores súbitos;
• As gorduras saturadas (carne vermelha) e gorduras transformadas (alimentos processados​​, fritos e fast food) aumentam o risco de doença cardíaca.

Sugestões de estilo de vida
• Aprenda a gerir o seu stress. O stress pode tornar os sintomas da menopausa mais pronunciados e afetar a função da glândula adrenal, reduzindo a produção de hormonas. A meditação, o yôga e as técnicas de respiração podem ajudar a reduzir o stress. A massagem e a acupunctura promovem o relaxamento, e diversos estudos têm demonstrado que a acupunctura pode reduzir os calores súbitos;
• Pratique exercício físico regular. Os estudos têm demonstrado que o exercício regular reduz a frequência e a gravidade dos afrontamentos. Também melhora o humor e o sono, protege contra doenças cardíacas, e as atividades de levantamento de pesos fortalecem os ossos;
• Não fume. Fumar pode piorar os afrontamentos e os sintomas de ansiedade, irritabilidade e depressão;
• Vista diferentes camadas de roupa, de modo que possa tirar algumas peças quando sentir calores súbitos;
• Considere juntar-se a um grupo de apoio: pode ser benéfico partilhar a sua experiência com os outros;
• O riso é um bom remédio. Assista a filmes engraçados, vá a espetáculos de comédia e passe tempo com pessoas que a façam rir e sentir-se feliz.

Suplementos Recomendados
Cohosh Negro: Uma erva que tem demonstrado benefícios em muitos estudos na redução dos afrontamentos, sudorese, insônia, nervosismo e irritabilidade. Algumas pesquisas tem encontrado benefícios quando combinada com a erva de S. João para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade.
Dosagem: 20-40 mg, duas vezes por dia. Consulte o seu médico se tiver doenças do fígado.
Cálcio e Magnésio: São dois minerais importantes para a saúde óssea; as mulheres com mais de 50 anos devem tomar 1200 mg de cálcio e 320 mg de magnésio por dia, ou mais se tiverem osteoporose.
É difícil obter essa quantidade apenas através da alimentação, por isso os suplementos são muitas vezes necessários. Procure uma fórmula que contenha também vitamina D e zinco.
Vitex: Uma erva que ajuda a equilibrar as hormonas e que é particularmente útil durante a perimenopausa.
Dosagem: 160-240 mg por dia.
Óleos de Peixe: Ajudam a proteger contra doenças cardíacas, contribuem para a redução da pressão arterial e do colesterol, reduzem a aterosclerose e protegem contra ataques cardíacos. Dosagem: 1.000-3.000 mg diariamente.

Suplementos Complementares
Ginkgo Biloba: Uma erva que ajuda a melhorar a memória e a função cognitiva, aumentando o fluxo de sangue para o cérebro. É também um antioxidante.
Dosagem: 40 mg, três vezes ao dia.
Melatonina: Uma hormona que regula o sono e os ciclos de vigília. Os suplementos ajudam a melhorar a qualidade do sono, reduzindo o tempo necessário para adormecer e o despertar noturno. Dosagem: 3 a 6 mg, uma hora antes de se deitar. Nos estudos realizados, foram utilizadas doses acima de 10 mg.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A menopausa é uma experiência natural na vida de uma mulher, que deve ser acolhida como um importante marco. Embora possa haver alguns sintomas, eles são geralmente de curta duração, e muitas vezes podem ser geridos de forma eficaz com as medidas de estilo de vida adequadas e com suplementos.
1. Reduza o stress: experimente a meditação, yôga e massagem.
2. Pratique exercício físico regularmente e não fume.
3. Faça uma alimentação rica em alimentos de soja, peixe, cereais integrais, frutas e legumes.
4. Assegure a ingestão adequada de cálcio ou tome um suplemento mineral para a saúde óssea; considere a toma de óleos de peixe para a saúde do coração.
5. O cohosh negro e o Vitex podem ajudar a aliviar os sintomas.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Tratamento Natural Da Menopausa Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton