O arroz e feijão são a base de praticamente 90% dos pratos principais consumidos diariamente no Brasil. Assim, quando se pensa neles, já nos lembramos do feijão fresquinho, com caldo suave e bem temperado, e do arroz soltinho e branquinho. Porém, a imagem do arroz está mudando em muitos lugares ao logo do tempo. Agora ele vem sendo substituído por uma espécie de arroz com propriedades mais acentuadas, cor e sabor exótico: estamos falando do arroz negro.
Foto: Reprodução
Benefícios de incluir o arroz negro na dieta
De origem mediterrânea, o arroz preto possui 20% a mais de fibras e 30% a mais de proteínas se comparado ao arroz branco comum, e menor quantidade de gordura do que o arroz integral, além do elevado teor de ferro e menor valor calórico. Quando ele é consumido regularmente, a ingestão correta de fibras regula o intestino, controla a glicemia, evitando cargas demasiadas de insulina e reduz a taxa de colesterol.
Outro benefício é que o arroz negro aumenta a sensação de saciedade, sendo um grande aliado para quem está de dieta. Você ingere menor quantidade de arroz preto do que ingeriria do branco, e se sente igualmente saciado. Antioxidante, ele ainda combate o envelhecimento e previne diversas doenças por aumentar a imunidade.
Além dos benefícios acima citados, o arroz negro é rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o organismo, já que coordenam as proteínas, gorduras e o metabolismo de carboidratos. Se consumido continuamente por longo período, o exemplar preto do popular arroz ainda previne câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares.
Receita para torná-lo parte de sua rotina
Supli de arroz negro
Ingredientes:
- 250 g de arroz negro
- 150 g de palmito em conserva
- ¼ de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 10 ml de azeite
- 30 g de manteiga
- 50 g de parmesão ralado
- 1 litro de caldo de vegetais
- 50 g de mozarela de búfala
- ½ maço de manjericão
- 500 g de farinha de rosca
- 500 g de farinha de trigo
- 2 ovos inteiros
- 1 litro de óleo
Modo de preparo: Deixe o arroz cozinhar normalmente e, enquanto isso, refogue no azeite a cebola, o palmito e o alho. Misture-os com o arroz e adicione queijo parmesão e manteiga. Cozinhe até que se torne um risoto. Quando estiver frio, faça bolinhas de arroz e recheie com mussarela e uma folha de manjericão, ou como preferir. Então, passe no ovo e na farinha, em seguida frite e quando estiver razoavelmente frio estará pronto para servir.
0 comentários:
Postar um comentário