A planta, açaizeiro, nasce em touceiras, e é um pequeno arbusto da floresta tropical Amazônica. Atualmente, pode ser facilmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil. A produção do açaí acontece durante todo o ano, mas é mais potente entre os meses de agosto e dezembro, quando há diminuição das chuvas.
Para que serve?
Envelhecimento: o consumo da fruta, devido à presença de antocianidinas, ajuda a prevenir o envelhecimento das células e dos órgãos.
Doenças: a fruta, quando consumida regularmente e concomitante à uma alimentação equilibrada, ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, é eficaz na proteção contra o câncer devido à presença do ácido oleico. A fruta e seus componentes bloqueiam a ação dos genes que causam o câncer, além de atrasar o desenvolvimento dos tumores e fazer com que as células da doença se autodestruam. Algumas propriedades do açaí são responsáveis por deixar o cérebro alerta, e por proteger dos danos cerebrais que podem vir a evoluir para um quadro de Alzheimer.
Colesterol: devido à presença de ômega-6 e ômega-9, além de outros ingredientes, o açaí auxilia na redução do colesterol ruim e regula o bom.
Circulação do sangue e rejuvenescimento: os componentes da fruta ajudam a combater o envelhecimento das células, prevenindo rugas precoces. Além disso, graças aos altos níveis de antioxidantes, ajuda a manter as artérias saudáveis.
Alimento dos atletas: com alto teor energético, a fruta ajuda a manter o pique na hora de treinar e praticar atividades físicas, além de, pela presença do ferro, fortalecer os músculos e prevenir anemias.
Além destes, o açaí traz ainda alguns benefícios como a saciedade, sua ação como vasodilatador e tônico natural.
Indicações
O alimento é indicado para pacientes com colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrame cerebral. Previne arterioscleroses, doenças do fígado, de alguns tipos de câncer, além de artrite e obesidade. O consumo ideal é de, no máximo, 300 ml de suco, ou uma pequena tigela ao dia.
Precauções
O consumo exagerado de açaí pode ser prejudicial devido ao xarope de guaraná, usado para adoçar o alimento, aumentando ainda mais seu valor calórico. O ideal é consumir com moderação.
0 comentários:
Postar um comentário