Fruta dragão. É assim que é chamada a pitaya, uma fruta de características exóticas e benefícios excelentes para a saúde. Ela veio da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo, principalmente no Oriente, embora no Brasil seja apenas cultivada em São Paulo. Sua casca é irregular, formando gomos escamosos que lembram um dragão, mas sua polpa é doce e macia, com um sabor comparado ao do kiwi e melão. A pitaya é matéria prima de doces, geleias, iogurtes, sorvetes, tortas e também cai bem como acompanhamento na salada.
Tipos da pitaya
É possível encontrar na natureza três tipos da pitaya: a com casca rosa e polpa branca (Hylocereus undatus); a com casca amarela e polpa branca (Selenicereus megalanthus); e, por fim, a de casca rosa e polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus). As três são ricas em nutrientes, contudo alguns dos continentes diferem ente as variedades.
Os vários benefícios da pitaya
Pitaya na dieta
A pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer , já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas – funcionam queimando gorduras. Ainda para emagrecer, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.
Oligossacarídeos do bem
Os oligossacarídeos encontrados na pitaya são muito eficazes na prevenção de doenças como o diabetes e o câncer de cólon. Eles também reduzem a ingestão de calorias, diminui as chances de contrair infecções bacterianas, além de ajudar a neutralizar as substâncias tóxicas que entram no organismo.
As outras partes da planta
Não é só por ai que para os benefícios da pitaya. É possível também tirar proveito do talo e das flores, pois são ótimos para tratar problemas renais. Suas sementinhas são frequentemente comparadas ao gergelim e têm um ótimo poder laxante que ajuda quem sofre com a prisão de ventre.
0 comentários:
Postar um comentário