Quer fazer dieta mas não quer deixar de comer nenhum grupo de alimentos? Então a dieta dissociada é a sua melhor opção. Não se trata apenas de uma dieta para emagrecer mas sim de um hábito de alimentação baseado na teoria do equilíbrio: não pode misturar os alimentos que não sejam compatíveis.
Em que consiste a dieta dissociada
Para saber como é a dieta dissociada deve entender que não é só uma dieta para emagrecer mas que se trata de uma regra alimentar que concebe que o sistema digestivo não está adaptado para assimilar as proteínas, as gorduras e os açúcares se ingeridos em uma mesma refeição; se estes alimentos são ingeridos juntos, os nutrientes se convertem em gordura para o nosso organismo.
Por isso, a aposta da dieta dissociadaé uma distribuição inteligente dos nutrientes; isto é, podemos consumir todos os grupos de alimentos mas seguindo regras estritas para saber quais podem ser combinados entre si e quais são melhor se ingerimos separados.
A divisão dos alimentos
Está baseada na teoria do equilíbrio para fomentar os níveis de ácidos e bases de nosso estômago. Desta forma, a dieta dissociada divide os alimentos em três grandes categorias principais:
- Glucídios: são todos aqueles alimentos que contêm açúcar como o pão, a batata, a cebola, a cenoura, as massas, o arroz ou o açúcar.
- Proteínas: todos aqueles alimentos de procedência animal (isto é, se incluem os laticínios), bem como os frutos secos.
- Alimentos neutros: as verduras, os óleos vegetais ou as proteínas cruas.
Para entender como é a dieta dissociada deve ter em conta esta grande divisão e saber que grupos de alimentos podem ser misturados. Como regra geral, deve saber que nunca poderão se misturar os hidratos de carbono com as proteínas, de modo que nesta dieta não se permite comer massa com queijo ralado, por exemplo, nem sanduíches, ao misturar os hidratos com proteínas.
Regras básicas da dieta dissociada
Para poder realizar a dieta dissociada deve se ter em conta uma série de regras básicas que ajudarão você a planificar seu menu. Aqui estão:
- O mais importante desta dieta é que nunca devem ser misturados os alimentos ricos em proteínas com os hidratos.
- As gorduras nunca devem ser misturadas com as proteínas, portanto, pode esquecer de preparar a carne grelhada com azeite de oliva: jogue um pouco de limão e verá que sabor gostoso.
- O consumo de açúcar está totalmente proibido na dieta dissociada: pode substituí-lo por edulcorante ou, se preferir um produto natural, tente com a stevia.
- Não devem ser misturados diferentes hidratos de carbono entre si; de modo que se você estiver consumindo um prato de massa com tomate, deixe de acompanhá-lo com pão. Apenas um tipo de hidrato de carbono por refeição.
- No caso da fruta, é recomendável consumi-la separada ao ser um alimento que não é bom combinar com nenhum outro grupo. É recomendável consumir fruta entre as refeições para saciar e para aproveitar suas vitaminas e nutrientes.
- Os legumes e as hortaliças podem ser misturados com todos os grupos de alimentos exceto, como acabamos de mostrar, com a fruta.
- Se você gosta dos frutos secos, deve ter em conta que com as nozes acontece o mesmo que com a fruta: é um alimento que é melhor ingerir individualmente; sobretudo nunca misturar com as proteínas.
- Permitem-se os refrescos light, mas o álcool está proibido.
Além destas regras básicas que ajudam você a entender como é a dieta dissociada, também deve saber que os hidratos de carbono se recomendam consumir apenas durante o café da manhã e o almoço; as proteínas, pelo contrário, podem ser consumidas durante todo o dia.
Exemplo de menu da dieta dissociada
A seguir, em umComo mostramos a você um exemplo de um menu adaptado às regras da dieta dissociada para que, assim, faça uma ideia do tipo de receita que pode consumir com esta dieta.
Café da manhã:
- Opção 1: Duas torradas de pão integral com geleia light + Café puro.
- Opção 2: Infusão + frutas da estação.
Meio da manhã:
- Opção 1: Uma peça de fruta.
- Opção 2: Um iogurte desnatado.
Almoço:
- Opção 1: Arroz com verduras.
- Opção 2: Peito de frango grelhado com pimentão ao forno.
Meio da tarde:
- Uma peça de fruta.
- Um iogurte light.
Jantar:
- Caldo de verduras (sem massa) + Peito de peru grelhado.
- Merluza ao forno com verduras grelhadas.
Vantagens desta dieta
A vantagem principal da dieta dissociadaé que pode comer qualquer tipo de alimentos, inclusive hidratos de carbono que, em muitas dietas são eliminados de forma drástica.
Outro dos benefícios da dieta dissociada é que pode comer a quantidade de alimentos que quiser, portanto, durante esta dieta não passará fome. Ainda que se você quer perder peso, é recomendável controlar a quantidade ingerida.
Recomendações:
Sempre que se quer começar com uma nova alimentação, é recomendável visitar antes um especialista que estabeleça as regras necessárias, adaptadas às suas necessidades e que tenha um controle específico sobre sua evolução.
Para conseguir melhores resultados, é recomendável acompanhar sua dieta dissociada com exercício físico.
0 comentários:
Postar um comentário