Benefícios e propriedades
Graças à essas e outras propriedades, a planta pode ser usada no tratamento de tosse, sinusite, problemas renais, reumatismo, resfriados, psoríase, picadas de insetos, queimaduras, controle da pressão arterial, problemas de pele, hepatite, hemorragia pulmonar, hematomas, gastrite, furúnculos, fraturas, fissuras, afecções do fígado, feridas, febre, cortes, dores diversas, deslocamentos, debilidade, contusão, cefalalgias, bronquite, abscessos, bócio e afecções ósseas. Pode ser usada ainda para reduzir dores e inflamações relacionadas com a osteoartrite e acelerar a cura de muitas doenças de pele, incluindo psoríase, úlceras da pele, pele seca, joanetes inflamados e outros.
Apesar de não haver comprovação, muito menos estudos que busquem revelar suas comprovações, as aplicações tópicas de confrei têm seus benefícios baseados principalmente em evidências. Suas folhas são comumente usadas para a fabricação e venda de pomadas, óleos compostos, cremes, compressas e extratos de folhas.
Contraindicações e precauções
Atenção! A planta e seu uso são contraindicados para pacientes gestantes, assim como pacientes com câncer, pois o medicamento natural pode causar aumento nas lesões.
Essa planta é perigosa e, portanto, somente deve ser usada de forma externa e sempre com indicação e acompanhamento médico. O uso interno do confrei é contraindicado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Isso, no entanto, não quer dizer que o medicamento não possua os benefícios citados anteriormente.
Como usar e preparar o chá?
Para tratamento de varicosas, feridas, cortes, queimaduras e hematomas, a planta deve ser usada para preparar uma compressa.
Em um pilão, junto a meio copo de água, coloque uma colher de sopa das folhas frescas fatiadas, ou ainda do rizoma e amasse bem. Depois de amassado, coe em um pano e aplique as compressas no local já limpo. Repita o procedimento por uma semana.
0 comentários:
Postar um comentário