Conheça os alimentos que possuem uma alta concentração de frutose e, consequentemente devem ser evitados, além dos que podem ser consumidos sem medo.
O que pode?
A maçã possui fibras que auxiliam no controle da glicemia, além de diminuírem os níveis de colesterol ruim no sangue; A cereja é um excelente antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório e antiviral, sendo ótima para quem tem altos níveis de glicose; O limão auxilia no controle das hemorragias, de forma que é indicado para diabéticos, que normalmente convivem com preocupações constantes de cicatrização e hemorragias em pequenos ferimentos; O abacate não possui açúcares e, além disso, é rico em nutrientes. Só não pode ser consumido em grandes quantidades pois seu nível calórico é alto; - O coco é responsável por diminuir a carga glicêmica do corpo;
- Amora, fruta rica em componentes que estimulam tanto a produção como a liberação de insulina, deve ser controlada, uma vez que possui alto índice glicêmico;
- Blueberry contém poder antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres.
O que deve ser evitado?
- Ameixa em calda;
- Polpa do Açaí;
- Jaca;
- Tamarindo;
- Figo enlatado;
- Goiaba e doce de goiaba;
- Pinha;
- Banana.
Todas elas devem ser evitadas pois contém altos níveis de carboidratos, que aumentam o nível glicêmico no corpo. Os frutos secos podem ser consumidos, desde que de forma moderada. O grande problema no consumo destes, se dá devido à alta quantidade de gorduras, e não do açúcar. A gordura sobrecarrega o fígado, aumenta o colesterol ruim, triglicerídeos e obesidade.
Consuma com moderação
- Pinhão cozido;
- Castanha de caju torrada e salgada;
- Amêndoa torrada e salgada;
- Nozes cruas;
- Castanha-do-Brasil crua;
- Coco Bahia e verde crus.
O ideal no consumo de frutas, é de duas ao dia, principalmente após as refeições. Pode ser consumida também no lanche, mas deve ser acompanhada de biscoitos de forma a evitar picos de glicemia.
0 comentários:
Postar um comentário