São muito conhecidas e apreciadas as múltiplas propriedades do alho, que beneficiam nossa saúde em grande parte. No entanto, o forte sabor deste alimento é um pouco mau para muitas pessoas, e o consumo para elas acaba produzindo mal-estar ou acidez estomacal. Pois todas elas já não têm que renunciar às bondades deste maravilhoso alimento, já que existe uma variedade, o alho negro, que brinda as mesmas e inclusive mais propriedades medicinais que o alho comum, mas sem seu característico gosto intenso.
O alho negro é simplesmente um alho branco que passou por um processo de fermentação a temperaturas entre 65 e 80ºC, por um mês aproximadamente, em um ambiente úmido controlado. É depois deste processo que o alho fica preto, aumentando todas as suas propriedades e diminuindo o seu forte sabor e aroma, evitando seu sabor repetitivo e esse mau hálito tão característico.
Como dissemos, o alho negro tem efeitos ainda mais positivos sobre a saúde que o alho comum e, especialmente, após a fermentação sua capacidade antioxidante é duplicada. É por isso que é um alimento excelente para combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os responsáveis pelo envelhecimento celular, além de prevenir e frear a maioria de doenças crônicas que podem comprometer a boa saúde do organismo a curto e longo prazo. Graças ao seu conteúdo de alicina, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a aumentar as defesas e atuar como um poderoso energizante corporal.
Entre as principais propriedades do alho negro também se encontra a prevenção das doenças cardíacas, sendo um poderoso protetor natural para a função vital do coração. Descobriu-se que este alimento impede a formação de placas nas artérias e que funciona como anticoagulante.
Além disso, considera-se que o alho negro é bom para o coração porque é ótimo para reduzir a pressão alta, diminuir os níveis elevados de colesterol ruim e triglicéridos no sangue, portanto, é muito eficaz para prevenir problemas cardiovasculares e patologias coronárias.
O alho negro é ainda um bom antisséptico, antibiótico e fungicida natural, por isso o alho negro pode ser útil tanto no tratamento de infecções bacterianas como nas causadas por fungos. Suas propriedades antissépticas também fazem dele uma ótima opção para favorecer a cura de problemas que afetem o sistema respiratório e a cura de feridas superficiais na pele.
0 comentários:
Postar um comentário