Os principais sintomas da Esteatose Hepática, que consiste no acúmulo de gorduras no fígado, são desconfortos abdominais e mal-estar generalizado. Ocorre com frequência em indivíduos alcoólatras já de idade avançada. Entretanto, o alcoolismo não é a única causa desta complicação
Os principais sintomas de esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado, são o desconforto abdominal e o mal-estar geral, especialmente em indivíduos alcoólatras com mais de 60 anos de idade. No entanto, outras causas da doença incluem a diabetes tipo 2, a obesidade, o colesterol alto e fatores genéticos.
O fígado gordo ou Esteatose Hepática
Normalmente os sintomas do fígado gordo aparecem quando a taxa de lipídeos do fígado ultrapassa os 10%, que abaixo deste nível pode ser considerado normal. Quando o nível excede o normal, caracteriza-se a esteatose hepática de primeiro grau, que não costuma apresentar maiores problemas, quando evitamos a causa. Já a esteatose hepática de segundo grau os sintomas começam a aparecer, assim como na de terceiro grau.
Os sintomas da Esteatose Hepática
Os sintomas da esteatose hepática, de segundo e terceiro grau, incluem:
- Indisposição excessiva;
- Dores de cabeça constantes;
- Mal-estar generalizado;
- Diarreia, náuseas e vômitos;
- Desconforto abdominal, geralmente do lado direito do corpo.
Estes sintomas aparecem quando a causa do problema não foi evitado, enquanto o indivíduo não deu um fim à causa do problema, para casos de alcoolismo, por exemplo.
É comum os pacientes com esteatose hepática não percebam o problema que põe em risco a sua saúde por que os sintomas são raros e, além disso, não são primeiramente associados como problemas no fígado por um diagnóstico médico.
Desta forma, o diagnóstico da esteatose hepática, quando feito por um clínico geral, pode ser descoberto através de um exame de sangue de rotina ou exame físico, através da palpação do abdômen.
Como é feito o tratamento da Esteatose Hepática
O tratamento para a esteatose hepática é feito visando evitar a causa do problema, no caso da hepatite alcoólica, a redução da ingestão de álcool. O tratamento da esteatose hepática também inclui:
- Melhorar os hábitos alimentícios;
- Evitar a ingestão de gorduras e açúcares;
- Aumentar o consumo de frutas, legumes e substituir a carne vermelha por carne magra;
- Fazer exercícios físicos com frequência.
Quando o tratamento não é realizado da forma adequada e o paciente não larga mão de seus hábitos autodestrutivos, a esteatose hepática pode resultar em cirrose.
0 comentários:
Postar um comentário