Nossa saúde é muito influenciada pelos alimentos que comemos e como nós os cozinhamos. Veja neste artigo como o material das panelas, pode afetar seriamente a sua saúde. A densidade de nutrientes dos alimentos podem ser facilmente danificadas através do superaquecimento de nossos alimentos, juntamente com os produtos químicos prejudiciais e metais pesados os contaminam vindo de nossas panelas. Metais pesados de panelas alteram enzimas e gostos e, finalmente, acabam em nosso corpo. Você pode comprar o melhor alimento orgânico e inadvertidamente transformá-lo em veneno cozinhando errado.
Alguns utensílios de cozinha são melhores do que outros e alguns são simplesmente tóxicos
Panelas com Teflon são provavelmente as piores panelas de todos os tempos. O Johns Hopkins Medical Center diz que o químico PFOA (ácido perfluoro-octanóico), usado na fabricação do Teflon, agora é encontrado na corrente sanguínea de quase todas as pessoas nos EUA. Os primeiros estudos sugerem que níveis sanguíneos elevados em PFOA em humanos estão relacionados com o câncer, níveis elevados de colesterol, doenças da tireóide e redução da fertilidade. Superfícies de teflon vão se deteriorando e acabando na sua alimentação e, quando aquecido a altas temperaturas, emitem gases que causam sintomas semelhantes aos da gripe em seres humanos (febre de fumos de polímero) e pode ser fatal para as aves. Nos EUA, os fabricantes têm de eliminar o PFOA de todos os produtos de cozinha até o ano de 2015. Neste artigo da revista Saúde da editora Abril, a Du Pont tenta se esquivar afirmando que o Teflon é seguro baseado em um estudo feito com funcionários da empresa que são expostos ao material. No entanto, a agência EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA afirma que o PFOA "causa efeitos adversos de desenvolvimento e outros em animais de laboratório".
A panela de alumínio é um dos utensílios de cozinha mais comum na cozinha, mas pode ser muito tóxica pois este metal pesado é absorvido em todos os alimentos cozidos na mesma. O alumínio liberado para os alimentos durante o cozimento acaba em seu corpo. O excesso de alumínio tem sido associado com câncer ligado ao estrogênio e a doença de Alzheimer.
Panelas de cobre é a escolha de muitos, pois conduz o calor muito bem. Panelas de cobre liberam o cobre para dentro dos alimentos a serem consumidos e geralmente tem também o níquel no revestimento, que é um outro metal pesado tóxicos e pode ser muito ergogênicos.
Panelas de ferro fundido são muito durável, mas o ferro é constantemente liberado para a comida, alterando suas enzimas. O ferro pode atingir níveis tóxicos no organismo com o uso regular e torna-se um pró-oxidante, que provoca estresse, oxidação e eventualmente doenças.
Panelas de vidro, cerâmica e esmalte são fabricados com chumbo. O chumbo dá a essas produtos resistência ao choque e uniformidade de cores. O nível de chumbo em cada produto é definido pelo fabricante. Nunca cozinhe com qualquer panela que contenha etiqueta "apenas para decoração".
Panelas de aço inoxidável são feitas a partir de uma liga de metal que consiste principalmente de ferro e crômio, juntamente com percentagens diferentes de molibdênio, níquel, titânio, cobre e vanádio. Mas mesmo o aço inoxidável permite que outros metais contaminem os alimentos. Os principais elementos em inox que têm efeitos negativos sobre a nossa saúde são o ferro, o cromo e o níquel.
Panelas de titânio parecem representar riscos mínimos a saúde e não reagem com os alimentos durante o cozimento. Parte de um bom plano de prevenção do câncer é se desfazer de todas as panelas e comprar panelas de titânio de alta qualidade. Panelas de titânio de qualidade são mais caras, mas panelas inferiores podem custar mais ao longo do tempo.
0 comentários:
Postar um comentário