Mas como escolher qual feijão consumir?
Para começo de conversa, vamos falar sobre os grãos que compramos em pacotes no mercado. Antes de cozinhar, temos que fazer uma seleção: separe todos os grãos que não estiverem lisos, brilhantes e com a casca homogênea – ou seja, jogue fora os grãos com rachaduras e furos, ou que estejam enrugados.
Os benefícios do feijão
Rico em ferro, o feijão deve ser consumido por crianças e gestantes, além do tratamento da anemia. No entanto, para melhor absorção desse mineral, é indicado consumir uma fruta, fonte de vitamina C, logo após o seu consumo, como a laranja e o abacaxi, por exemplo.
Os tipos de feijão
Feijão carioca
O feijão carioca é muito popular no Brasil e, além disso, combina com qualquer tipo de arroz, carnes e saladas. Esse pode ser usado para preparar também um virado. Sua coloração é marrom rajada.
Feijão preto
Muito usado para a tradicional receita de feijoada, o feijão preto normalmente é consumido junto à couve e sempre com uma laranja no final. Isso devido a melhora da absorção de ferro, como citado acima.
Feijão branco
O feijão branco é muito usado em dietas de emagrecimento, pois dificulta a absorção do carboidrato que é transformado em açúcar. Seu caldo cremoso derivado do cozimento pode ser usado para preparo de sopas e saladas.
Feijão azuki
O feijão azuki, diferente dos outros, possui um sabor adocicado e é muito utilizado na culinária asiática como ingrediente para o preparo de doces. Possui ação diurética e controla a hipertensão arterial, além dos outros benefícios relacionados aos feijões.
Feijão vermelho
Com coloração vermelha, tamanho pequeno e sabor muito forte, o feijão vermelho é usado na culinária francesa para o preparo de sopas.
Feijão manteiga
O feijão manteiga – ou feijão bolinha, como também é conhecido – é um grão arredondado e de coloração amarelada. É muito utilizado no preparo de sopas e saladas na culinária portuguesa.
0 comentários:
Postar um comentário