O abajerú, de nome científico Chrysobalanus icaco, é um arbusto originário da América Tropical, incluindo Bahamas e Caribe. Comum em beiras de praias e rios, este arbusto mede de 1 a 3 metros, possui caule espesso, folhas com cores que variam de verde a vermelho, casca acinzentada ou marrom avermelhada e flores pequenas, de cor branca, que aparecem no final da primavera. No final do verão, nascem os frutos em gomos, os quais são comestíveis e usados no preparo de doces.
Propriedades e benefícios
Como utilizar o abajerú?
Chá de abajerú
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de abajerú, basta seguir os seguintes procedimentos:
Leve ao fogo duas colheres de sopa de folhas do abajerú, junto com meio litro de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos, tampe o recipiente e espere amornar. Beba o chá de acordo com a orientação dada pelo médico.
O abajerú no combate ao câncer
Das folhas do abajerú, pesquisadores brasileiros isolaram o ácido pomólico, tido como uma substância anticancerígena capaz de destruir células cancerosas, prevenindo alguns tipos de tumores. Além disso, o composto também apresentou atividade contra células cancerosas resistentes, que é a principal causa da falha de quimioterápicos.
A atividade anticancerígena foi observada em testes realizados em laboratórios, em que foram utilizadas linhagens de células de tumores de mama, cérebro, pulmão, intestino, laringe e medula.
O ácido pomólico também apresenta uma baixa letalidade de células normais (12% a 14%) e requer uma menor dose para que tenha o mesmo efeito de outros quimioterápicos, como a cisplatina. As pesquisas ainda estão sendo realizadas e necessitam de outros testes.
Contraindicações e efeitos colaterais
Embora não existam relatos de efeitos colaterais ou contraindicações na literatura pesquisada, lembre-se que todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser utilizado após a orientação de um especialista.
0 comentários:
Postar um comentário