O azeite de oliva pode obter toda as atenções, mas o óleo de cártamo está emergindo como um superstar de saúde em seu próprio direito. Feito a partir de sementes de cártamo, que são semelhantes aos girassois, este óleo contém gorduras saudáveis e pode até mesmo ajudar a prevenir a doença cardiovascular. Os óleos são pura gordura, no entanto, o que significa que eles são ricos em calorias. Deve-se usar o óleo de cártamo com moderação para evitar ganho de peso indesejado.
Este texto irá abordar para que serve este óleo em termos de saúde, trazendo uma lista de propriedades e benefícios do óleo de cártamo.
Um pouco sobre o óleo de cártamo
A planta de cártamo (Carthamus tinctorius) desenvolve pétalas em uma cor amarela/laranja que, ao caírem, expõem as sementes de cártamo. As sementes são então removidas e tanto deixadas como estão ou são tratadas. Ambas são, então, secadas e, em seguida, enviadas para processamento (a prensagem e distribuição). As sementes não tratadas têm um sabor amargo.
As sementes tratadas são utilizadas para o óleo, que é, então, classificado em dois tipos: monoinsaturados e poli-insaturados. O óleo de cártamo monoinsaturado é comumente utilizado como óleo de cozinha, apropriado para temperaturas elevadas, tais como o uso de uma fritadeira. O óleo monoinsaturado é estável e pode ser armazenado em local fresco e escuro. Os óleos monoinsaturados são frequentemente considerados por sua durabilidade no cozimento em altas temperaturas.
O óleo de cártamo poli-insaturado é rico em ácido linoleico e é usado como óleo frio, misturado em molhos para salada. O óleo poli-insaturado não é estável e deve ser mantido na geladeira ou em um local fresco. Os óleos de cártamo poli-insaturados não podem ser usados na cozinha visto que eles vão tornar-se rançosos. Muitas garrafas irão especificar que tipo de óleo de cártamo contém, portanto, não há confusão.
Propriedades e benefícios do óleo de cártamo
Esta seção irá abordar para que serve o óleo de cártamo em termos de saúde. Os tópicos abaixo trazem uma lista de propriedades e benefícios do óleo de cártamo.
1. Contém gorduras saudáveis: uma ajuda para controlar o colesterol
O teor de gorduras certamente é um dos principais motivos pelas propriedades e benefícios do óleo de cártamo. O óleo de cártamo é rico em gordura monoinsaturada, o que pode ajudar a proteger contra doenças do coração. Ao contrário de gorduras saturadas da carne e produtos lácteos, que podem estar ligadas ao aumento dos níveis de colesterol LDL, a gordura monoinsaturada pode ajudar a reduzir o colesterol LDL em sua corrente sanguínea.
Altos níveis de colesterol LDL podem levar ao acúmulo de placas nas artérias, estreitando a passagem. Às vezes, a placa pode causar a formação de um coágulo sanguíneo que bloqueia completamente a artéria. Isso pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, razão pela qual a gestão de colesterol é vital para a sua saúde cardiovascular.
2. Um impulso de vitamina E
O óleo de cártamo é também uma excelente fonte de vitamina E, ao passo que cada colher de sopa fornece 4,6 miligramas desse nutriente, um quarto do valor diário. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres da exposição ao sol, fumaça de cigarro e outros poluentes. Você também precisa de vitamina E para ter um sistema imunológico saudável e sinalização celular, e o nutriente pode até mesmo ter um papel na manutenção da saúde das artérias.
3. Pode ser uma ajuda contra a diabetes
O óleo de cártamo pode ser uma escolha saudável para diabéticos, visto que ajuda a controlar o açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado na revista Clinical Nutrition, em 2011. Os pesquisadores deram a obesas e diabéticas 8 gramas – cerca de 1,6 colheres de chá de óleo de cártamo – a cada dia, por 16 semanas, e observaram a glicose no sangue, sinais de inflamação e sensibilidade à insulina.
No final do estudo, eles descobriram níveis reduzidos de glicose e marcadores inflamatórios, além do aumento da sensibilidade à insulina, indicando que o óleo de cártamo pode ser útil para manter os sintomas de diabetes sob controle.
4. Propriedades benéficas para a saúde do cabelo
O óleo de cártamo é também rico em ácido oleico, o que traz benefícios do óleo de cártamo para o couro cabeludo e cabelo. Ele aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e força nos folículos. Ele também pode ajudar a manter seu cabelo brilhante e vibrante, por isso é frequentemente usado em aplicações cosméticas. No entanto, também faz a mesma coisa se consumido como alimento.
5. Benefícios do óleo de cártamo para a pele
Os benefícios do óleo de cártamo para a sua beleza não ficam restritos somente aos cabelos. O alto teor de ácido linoleico no óleo de cártamo o torna ideal para o reforço da qualidade e aparência da sua pele. O ácido linoleico pode combinar-se com o sebo para desobstruir os poros e reduzir os pontos pretos, bem como a acne, que é um resultado da acumulação de sebo sob a pele.
Além disso, o ácido linoleico estimula a regeneração de novas células da pele, o que significa que ele ajuda a limpar cicatrizes e outras imperfeições da superfície da pele, deixando-lhe uma aparência mais jovem e mais atraente.
6. Útil para as mulheres em período de menstruação
Para as mulheres que ainda atravessam a menstruação, este pode ser um momento doloroso e desconfortável. O ácido linoleico do óleo de cártamo ajuda regula as prostaglandinas no corpo. Estas, por sua vez, podem causar flutuações hormonais dramáticas e sintomas durante a menstruação. Por conseguinte, o óleo de cártamo pode diminuir a gravidade dos sintomas da TPM e também pode regular os ciclos menstruais, sem efeitos secundários perigosos.
7. Propriedades imunológicas
Apesar de regular a função de prostaglandinas, o óleo de cártamo também contribui com ácidos graxos ômega-6, que ajudam a criar as prostaglandinas. Estas são substâncias semelhantes a hormônios que ajudam o corpo a funcionar normalmente, incluindo os processos do sistema imunológico, deixando, portanto, o nosso corpo mais protegido.
8. Pode ser um coadjuvante para a queima de gordura corporal
O óleo feito das sementes de cártamo atua destruindo a gordura localizada na barirga. O óleo possui de 60% a 80% de ácido linoleico (conhecido como ômega 6) e de 20 a 40% de ácido oleico (ômega 9), duas substâncias importantes para ajudar na perda de peso.
O ômega 6 presente do óleo de cártamo atua como catalisador da queima de gordura marrom, que tem a função de gerar calor para os órgãos vitais e, por isso, é uma “gordura boa” e ajuda a queimar calorias. Quando o ômega 6 acelera a queima desse tipo de gordura, o corpo busca energia na gordura branca. O ômega 9, por sua vez, diminui a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo armazenamento de gordura na região abdominal.
Uma investigação realizado pela Universidade de Ohio descobriu que o consumo do óleo de cártamo aumenta a produção do hormônio adiponectina, capaz de reduzir a absorção de colesterol e gorduras no intestino. Além disso, a substância age nas células gordas do abdômen, fazendo-as murchar. Ou seja, ele atua em duas frentes: diminuindo as gorduras existentes e dificultando o seu aumento.
Mas, como todo óleo, seu uso deve ser moderado, visto que é calórico: tome no máximo duas a três cápsulas por dia (ou uma colher de sopa), meia hora antes ou depois das principais refeições. Além disso, para amplificar as propriedades e benefícios do óleo de cártamo neste quesito, o melhor é combinar com exercícios físicos.
9. Ajuda a controlar os triglicerídeos
O óleo de cártamo ajuda a reduzir os níveis de triglicérides por ser rico em ômega 9. Um estudo publicado no Journal of Clinical Nutrition, com trinta e cinco mulheres, observou que o consumo do óleo de fato reduz os níveis de triglicérides, assim como outros lipídeos.
0 comentários:
Postar um comentário