1 grama por dia. Essa é a quantia (aproximadamente) ideal de cálcio para um adulto (tanto homem quanto mulher) ingerir. Já para crianças, o consumo fica, em média, entre 600 mg e 800 mg. “Mas é preciso lembrar-se de que mais importante que a ingestão é o aproveitamento do nutriente. Em quantidade, uma pessoa pode ingerir mais que outra, mas esta segunda pode aproveitá-lo melhor. Além da individualidade bioquímica, fatores como a capacidade de digestão e saúde intestinal vão interferir no aproveitamento ou não do nutriente”, alerta Barbara Rescalli Sanches, nutricionista do departamento científico da VP Consultoria Nutricional.
Uma das dicas da nutricionista para dar uma ajudinha para o organismo tirar proveito dos benefícios do mineral é diminuir a ingestão de sal — cada 500 mg de sódio excreta 10 mg de cálcio e 1 g elimina de 20 mg a 40 mg. O mesmo acontece com a proteína (que expele 1,75 mg) e com a gordura; portanto cuidado ao consumir essas fontes de alimentos. O excesso de cafeína também pode atrapalhar a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre nesse mineral e aumenta sua eliminação em mulheres na menopausa. “Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado”, aconselha.
COMO ATINGIR SUAPORÇÃO DIÁRIA
A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso, sugere um cardápio de um dia, baseado em uma dieta de 1.500 kcal, com algumas dicas de consumo de alimentos ricos em cálcio, para atingir a quantidade ideal de 1 g.
0 comentários:
Postar um comentário