Seu nome foi dado de acordo com a aldeia papal italiana chamada Melão, onde foi cultivado pela primeira vez, por volta de 1700 a.C. De nome científico Cucumis melo L., o melão é, provavelmente, nativo do Oriente Médio.
Encontrado em mercados e frutarias, a fruta é fácil de escolher: opte pela que esteja firme e sem descoloração. Quando começar a ficar mole demais, significa que está ficando maduro demasiadamente e deve ser consumido de imediato. Quanto mais madura a fruta, maior a concentração de substâncias ativas, sendo mais benéfico e também mais doce.
Benefícios e propriedades
Ajuda ainda a reduzir o risco de câncer, protege contra doenças cardíacas, combate o envelhecimento precoce, repara o DNA, alivia doenças cardiovasculares e a hipertensão, protege contra o Mal de Alzheimer e contra a osteoporose.
Rico também em polifenóis – um excelente antioxidante –, o fruto ajuda a promover a saúde cardiovascular. Possui propriedade hidratante e é rico em cálcio, sendo excelente para o fortalecimento dos ossos; e o potássio, também presente em grandes quantidades, ajuda a remover a sensação de flacidez do corpo. O magnésio funciona como um laxante leve, sendo excelente para tratar a prisão de ventre. Ameniza ainda os sintomas da menopausa e alivia a ansiedade.
Ajuda a regular o ciclo menstrual, é rico em água e previne doenças gastrointestinais. É um excelente diurético que ajuda a combater a obesidade auxiliando no processo de emagrecimento. É indicado também no tratamento de corrimentos vaginais e no tratamento de reumatismo, disenteria e inflamações nas pálpebras.
Formas de consumo
Suco de melão
Uma sugestão de consumo é por meio do suco. Para preparar, você vai precisar de:
– 1 xícara da polpa do melão
– 250 ml de água
– Adoçante/açúcar a gosto
– 250 ml de água
– Adoçante/açúcar a gosto
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem até que o melão esteja totalmente triturado. Sirva e consuma em seguida.
0 comentários:
Postar um comentário