1 – Abacate
O abacate não é somente uma fonte saudável de gorduras – que o corpo necessita como fonte de energia – como também oferece benefícios para o coração, a digestão, a pele e os cabelos. No entanto, como cada unidade da fruta possui 322 calorias e 29 g de gordura é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida.
De acordo com Glassman, 1/3 do abacate é suficiente para obter a gordura que o corpo necessita e os outros benefícios que ele proporciona.
2 – Coco
O coco é uma ótima opção alternativa para o lanche, seja como ingrediente em uma batida ou acompanhando uma aveia ou mingau. Afinal, ele possui diversos nutrientes importantes como potássio e fibra. Porém, também é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida do alimento: duas colheres de chá são necessárias, tendo em vista que uma porção de 100 g contém 354 calorias.
3 – Sementes de chia
Composta por nutrientes como o ácido graxo ômega-3, fibra, antioxidantes e proteínas, as sementes de chia são uma ótima alternativa para acompanhar o iogurte ou uma saladinha. Mas é bom manter a porção em uma colher de sopa para não fazer mal ao sistema digestivo.
4 – Banana
A banana fornece nutrientes fundamentais para o nosso organismo como potássio, fibras e proteínas, porém é recomendado prestar atenção na quantidade que se come da fruta e não consumi-la em excesso, a fim de evitar problemas no trato gastrointestinal, carboidratos e calorias em excesso.
A recomendação da nutricionista para impedir essas situações é comer no máximo duas bananas.
5 – Quinoa
A semente de quinoa é uma ótima fonte de proteínas e fibras que tem 110 calorias em uma porção equivalente a meia xícara. O problema com ela é que por ser vista como um alimento extremamente saudável, as pessoas tendem a exagerar na quantidade e não pensar no tanto de calorias que estão consumindo, especialmente se pensarmos que ela pode ser usada para acompanhar outros alimentos.
Desse modo, a sugestão de Glassman é limitar o consumo a meia xícara. Essa quantia é suficiente para obter os benefícios da semente sem extrapolar o número de calorias.
6 – Batidas e Shakes
Quando se troca um alimento sólido por um líquido a impressão que se tem é que está consumindo menos calorias, o que nem sempre é verdade. Por exemplo, as batidas do tipo smoothie: dependendo do modo como ela é feita, as calorias podem não ser tão baixas quanto se pensa.
A bebida vendida pela rede de fast-food Mc Donald’s nos prova essa teoria. O smoothie de banana e morango da marca possui quase 300 calorias e 67 g de carboidratos em uma porção de 500 ml, o que é mais que uma banana média – com 105 calorias e 27 g de carboidratos – e uma xícara de morangos – com 49 calorias e 12 carboidratos.
0 comentários:
Postar um comentário