Benefícios e propriedades da pitomba
Propriedades e benefícios
Também conhecida como olho de boi, pitomba da mata, pitomba de macaco e caruiri, a planta é cultivada normalmente no Nordeste e possui muitos benefícios para a saúde quando consumida regularmente. Rica em vitaminas C, A, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular. Rica em ferro, a pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina. Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.
Benefícios e propriedades da pitomba
Graças às grandes quantidades de vitamina C presentes na fruta esta age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Age ainda como um adstringente e antidiarreico, sendo muito eficaz para ajudar aqueles que possuem problemas intestinais.
Para os cabelos, a planta traz benefícios também quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.
As folhas da árvore são ricas em tanino e, por isso, são usadas para impedir que o couro, quando curtido, apodreça. Além disso, existe uma proteína presente no fruto tem eficácia contra fungos e carunchos em plantações de café e cana de açúcar, podendo ser eficaz ainda para o mesmo fim em grãos de soja e feijão estocados.
Formas de consumo
Normalmente a planta é consumida in natura, ou como licor. Dificilmente é usada para doces e não possui aplicações comuns na culinária. No entanto, apesar de pouco comum, a fruta pode ser usada para complementar o sabor de bolos, biscoitos e doces.
Para comer in natura, você pode quebrar a casca com os dentes e sugar o conteúdo até que fique somente o caroço.
0 comentários:
Postar um comentário