O chá vermelho é uma infusão popular e repleta de benefícios para o nosso organismo cada vez mais consumido nos países ocidentais. Conhecido também como pu-erh devido à localidade chinesa de onde é proveniente, esta bebida deve ser ingerida com precaução por se tratar de uma planta que contém teína, um estimulante não recomendado em determinados casos.
O chá vermelho conta com uma produção diferente daquela de outros chás, uma vez que, após a coleta, suas folhas devem passar por um longo processo de fermentação, o que confere a esta bebida sua característica primordial: uma cor avermelhada similar ao cobre.
Ainda que se trate de uma infusão com muitos benefícios para o corpo, sendo usada inclusive para perder peso, não devemos esquecer que contém teína o que faz com que possa apresentar alguns efeitos secundários quando consumimos mais de 3 xícaras ao dia. Além disso, existem algumas pessoas que não devem ingerir nenhum tipo de bebida com cafeína, de forma que, nestes casos, o chá deve ser limitado por completo.
Entre as contraindicações do chá vermelho, identificamos que esta bebida não é recomendável para:
- Crianças com menos de 12 anos, devido aos seus efeitos estimulantes.
- Mulheres grávidas e lactantes, pois a proteína assim como a cafeína, não é indicada durante a gestação, e na amamentação pode aumentar a sensação de intranquilidade e desconforto no bebê. Pode ser consumida uma xícara eventualmente. Entretanto, o uso diário não é recomendado.
Além disso, não é recomendável a ingestão de chá vermelho na hipótese de existência dos seguintes problemas de saúde:
- Problemas de coagulação, já que esta bebida poderia potencializar as dificuldades de coagulação do sangue.
- Qualquer tipo de problema cardíaco.
- Síndrome do intestino irritável, já que esta bebida poderia aumentar a irritabilidade do intestino e causar diarreia.
- Nervosismo ou ansiedade.
- Insônia.
Consumir mais de 3 xícaras de chá vermelho ao dia poderia produzir alguns efeitos secundários nocivos para a saúde como:
- Nervosismo e ansiedade.
- Dificuldade para conciliar o sono.
- Ritmo cardíaco acelerado.
- Dor de cabeça.
- Vômitos e diarreia.
- Irritabilidade.
É importante nunca exceder esta dose e limitar o consumo de outras bebidas estimulantes, como o café, os refrescos ou outros chás.
0 comentários:
Postar um comentário