Dong Quai Benefícios e propriedades
Benefícios e propriedades da planta
Essa planta tem se tornado muito popular devido aos seus benefícios, principalmente para as mulheres, pois ajuda a amenizar os sintomas da menopausa e da TPM, além de normalizar o ciclo menstrual. Pode ser usada ainda para tratar problemas como artrite, ejaculação precoce, anemia, hipertensão, cirrose, prisão de ventre, enxaqueca, hemorragia uterina, dores abdominais após o parto, reumatismo, úlcera, entre outros.
Suas propriedades envolvem sua ação como analgésico, antibiótico, antirreumático, antiasmático, anti-inflamatório, antibiótico, antianêmico, laxante, estimulante uterino, tônico respiratório e cardíaco.
Alguns estudos afirmam ainda que possui propriedades vasodilatadoras e fortalecedoras da função hepática e que auxilia no tratamento de amenorreia, sintomas alérgicos e atuar como estimulante dos seios.
Como consumir?
O Dong Quai pode ser usado para preparar uma infusão. Para isso, use 30 g da raiz para 3 xícaras de água. Em um recipiente, coloque a raiz e reserve. Em outro, aqueça a água até alcançar fervura e, em seguida, despeje por cima da raiz. Tampe e deixe repousar por 30 minutos, coando e consumindo em seguida.
Outra forma de consumo é misturando o extrato da planta aos alimentos, usando entre 15 g e 30 g 6 vezes ao dia. Pode ser usada ainda em decocções ou outras formas preparadas farmacêuticas, como o Four Thigs Soup, que é o tônico feminino mais usado na China, onde a planta também é conhecida como ginseng feminino.
Contraindicações e efeitos colaterais
O consumo de Dong Quai é contraindicado para crianças, mulheres gestantes ou que estejam amamentando, ou ainda aquelas que possuem fluxo menstrual excessivo.
Quando consumido em doses muito altas, o Dong Quai pode causar dores de cabeça, sensibilidade à luz – que poderá causar erupções cutâneas e inflamações da pele –, além de diarreia. O consumo deve sempre ser feito com orientação médica, pois a planta pode ter interações medicamentosas.
ATENÇÃO: A planta, quando ingerida, pode aumentar o nível de açúcar no sangue e na urina e, portanto, mulheres que possuem tendência para desenvolver o diabetes não devem consumi-la.
0 comentários:
Postar um comentário