“As vitaminas do complexo B são responsáveis por disponibilizar a energia para as células e também são importantes para a atividade dos neurônios”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori (SP). O ácido fólico, que faz parte desse grupo, é fundamental para reduzir o cansaço e também ajuda no metabolismo do ferro. Como a deficiência desse nutriente é muito comum, vários alimentos industrializados são enriquecidos com ele. E a suplementação é obrigatória na gravidez.
São fontes de vitamina B: gema de ovo, gérmen de trigo, cereais integrais, laticínios, banana, levedo de cerveja e folhas verde-escuras. Vale lembrar que pessoas com a integridade intestinal prejudicada, como as que tomam muitos remédios e antibióticos, podem ter a absorção de certos nutrientes prejudicada. Nesse caso, o consumo de probióticos é recomendável, como lembra Vanderli.
Quanto mais colorido o prato, maior quantidade de vitaminas do complexo B (entre outros nutrientes). “E se o hábito alimentar for correto, é possível conseguir o necessário para garantir as recomendações diárias de consumo, sem o uso de suplementação”, considera a nutriconista Daísa Pinhal (SP). Veja quais alimentos não podem faltar na sua lista de supermercado:
- carne bovina (fígado)
- peixes
- frango
- ovos
- gérmen de trigo
- castanhas
- nozes
- amêndoas
- leite
0 comentários:
Postar um comentário