728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

19 Alimentos Ricos em Gorduras Ruins

Fast-food

A gordura trans, um ingrediente que causa arrepio em especialistas da saúde, é formada quando o óleo vegetal natural é endurecido através de hidrogenação para prolongar o sabor ou a vida útil de certos alimentos. Estudos mostram que o consumo contínuo de gordura trans, mesmo tão pouco quanto um grama, pode aumentar o colesterol “ruim”, colocá-lo em um maior risco de doenças do coração, e, possivelmente, desencadear diabetes tipo 2 (particularmente em mulheres). Este texto tratará a respeito das gorduras ruins. Será apresentada uma lista de alimentos ricos em gorduras ruins.

Um pouco sobre as gorduras

As gorduras insaturadas ajudam a combater as doenças que o consumo em excesso de gordura causa. As gorduras insaturadas são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, e ambos os tipos são apontados por ter efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol. As gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o LDL (mau colesterol) e, ao mesmo tempo, aumentar o HDL (bom colesterol). Gorduras monoinsaturadas são consideradas melhores em relação a gorduras poli-insaturadas, porque algumas pesquisas sugerem que as gorduras poli-insaturadas são menos estáveis e podem reduzir os níveis de colesterol bom, bem como ruim. De qualquer forma, estas são consideradas as gorduras boas.
Depois, há as chamadas gorduras ruins, as gorduras saturadas, aparentemente “entupidoras de artérias”. Estas gorduras são sólidas à temperatura ambiente. Há muito debate sobre se elas de fato são gorduras ruins.
À primeira vista, foram apontadas por aumentar diretamente os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol). O conselho convencional tem sido para evitá-las. No entanto, uma meta-análise publicada na revista Annals of Internal Medicine em março de 2014 e outra no American Journal of Clinical Nutrition no início de 2010 não encontraram nenhuma ligação entre a ingestão de gordura saturada e aumento do risco de doença cardíaca. Talvez, então, as gorduras saturadas possam não ser tão ruins.
Finalmente, há o que são agora descritas como gorduras muito ruins: as gorduras trans, também conhecidas como gorduras hidrogenadas. As gorduras trans são criadas durante um processo de hidrogenação, em que os óleos vegetais líquidos que são convertidos em gorduras sólidas. As gorduras trans são apontadas como as piores gorduras, porque eles não só levantam o colesterol total e LDL (mau colesterol), como também diminuem o HDL (bom colesterol). Todos os tipos de alimentos processados, desde batatas fritas a biscoitos, contêm gorduras trans.

Lista de alimentos ricos em gorduras ruins

A seguir, é apresentada uma lista de alimentos ricos em gorduras ruins, as gorduras trans.
  1. Batatas fritas: A gordura trans é feita pela adição de hidrogénio ao óleo vegetal. Muitas redes de restaurantes pararam de fritar alimentos em óleos hidrogenados, e uma pesquisa recente constatou que cinco em particular, McDonald’s, Burger King, Wendy, Jack in the Box, e Dairy Queen (dois desses possuem lojas também no Brasil) reduziram significativamente os níveis de gordura trans em batatas fritas. Mas outros têm sido lentos para abraçar a tendência, um grande porção de batatas fritas ainda podem conter 3,5 gramas de gordura trans.
  2. Tudo que seja frito: A informação nutricional pode ser mais difícil de encontrar em restaurantes independentes e locais do que nas grandes redes de restaurantes, por isso é inteligente para assumir que qualquer coisa que seja frita possa ter gorduras ruins. Você certamente pode perguntar sobre o óleo em que a comida é frita, as mesmo que digam que é o óleo vegetal, poderia ainda ser hidrogenado.
  3. Tortas e massas de tortas: Produtos de panificação são notórios por conter muita gordura trans, mas algumas das principais redes de restaurantes (como o McDonald’s e Burger King) têm removido óleos hidrogenados de suas tortas de maçã, por exemplo. Você ainda pode encontrar as variedades de gordura trans em sua mercearia, no entanto. Muitas variedades de congelados de tortas de frutas contêm entre 2 e 4,5 gramas de gordura trans por porção.
  4. Margarina: Não faz muito tempo que a margarina foi comercializada como uma alternativa saudável para a manteiga porque é feita a partir de óleo vegetal em vez de produtos lácteos ou animais. Mas para a margarina manter a sua forma sólida, muitas marcas dependem de óleos hidrogenados que são ricos em gordura trans e/ou gordura saturada.
  5. Alimentos reduzidos: Uma expressão comumente apresentada é “não contém quantidades significativas de […]”. De acordo com os rótulos, as reduções populares agora contêm 0 gramas de gordura trans. Mas um olhar mais atento para a lista de ingredientes pode mostrar que óleos parcialmente hidrogenados ainda estão lá. As empresas estão autorizadas a arredondar para baixo e colocar “0 gramas” na rotulagem nutricional, se o seu produto tiver pouco conteúdo de gordura trans por porção. Por isso, é importante prestar atenção, eles podem não ser alimentos ricos em gorduras ruins, mas podem ainda contê-la em uma certa quantidade.
  6. Misturas para bolos: Mesmo que você encontre um bolo que seja livre de gordura trans, você ainda pode ver a palavra reveladora “reduzido” em muitas listas de ingredientes, o que significa que existem vestígios. Além disso, você ainda precisa se preocupar em como você está indo fazer sua receita.
  7. Panquecas e waffles: Panqueca e waffles, muitas vezes, contêm óleos hidrogenados. Tente optar por versões livres de gordura, ou que sejam, pelo menos, reduzidas no teor de gordura hidrogenada.
  8. Frango frito: Embora você esteja menos propenso a encontrar gordura trans em congelados de frango frito, ainda existem alguns casos por aí. Comer fora em um restaurante? As mesmas regras que se aplicam às batatas fritas se aplicam ao frango frito (e peixe frito). A menos que você saiba que um estabelecimento não frite em óleos hidrogenados, suponha que ele faz, ou peça esclarecimentos.
  9. Sorvete: Alguns sabores contêm 0,5 gramas de gordura trans por porção. Mas se você ler a lista de ingredientes, a listagem de óleos parcialmente hidrogenados pode estar faltando. Isso deve-se provavelmente ao fato de que elas são de ocorrência natural nos produtos lácteos contendo gordura. No entanto, não está claro se estas gorduras trans naturais são tão ruins para você como as gorduras trans nos alimentos processados. Eles são ricos em calorias, no entanto, portanto você deve ainda observar o seu consumo.
  10. Pipoca de micro-ondas: A pipoca em si é um lanche saudável, sendo uma porção de grãos integrais. Mas quando você coloca coberturas pegajosas, temperos e tudo mais, não há como dizer o que você realmente está adicionando. Algumas podem conter entre 0,5-1,5 gramas de gordura trans.
  11. Carne moída: Tal como os produtos lácteos, carnes também podem ser alimentos ricos em gorduras ruins, no caso a gordura trans natural. Assim, embora as grandes redes tenham trabalhado para remover óleos hidrogenados de seus alimentos fritos, a maioria dos hambúrgueres de restaurante ainda contêm níveis significativos de gordura trans. Você também vai encontrar gordura trans em muitos hambúrgueres congelados, salsichas de carne bovina e carne moída.
  12. Cookies: Alguns podem ter abaixo de 0,5 gramas por porção, mas alguns ainda contêm óleos parcialmente hidrogenados. Você também pode encontrar alguns que tenham em torno de 2 gramas de gordura trans. Qualquer coisa que pode esteja em uma prateleira ou em um pacote por um tempo precisa ser estabilizado, o que muitas vezes significa que é hidrogenado.
  13. Biscoitos e pães doces: Muitas redes (Burger King, McDonald’s, por exemplo) agora oferecem biscoitos com 0 gramas de gordura trans por porção. Embora a alguns estejam livres, haverá variedades desses produtos com gorduras trans, algo entre 1-3 gramas de gorduras.
  14. Sanduíches: Alguns sanduíches contêm gorduras trans também. Alguns sanduíches de redes como o Burger King contêm 1 grama de gordura trans. E no supermercado, você pode encontrar sanduíches embalados que têm até 3 gramas de gordura trans cada.
  15. Bebidas congeladas ou cremosas: Outro grupo de alimentos ricos em gorduras ruins. Você pode encontrar alguns que sejam reduzidos em seu teor, tendo abaixo de 0,5 gramas por porção, mas muitos ainda terão gorduras presentes.
  16. Cream Crackers: Para ter certeza de que você está comprando biscoitos que não contêm gordura trans, é interessante a leitura da lista de ingredientes antes de sequer olhar para o rótulo nutricional. Escolha bolachas que não utilizam óleos hidrogenados.
  17. Refeições congeladas: Leia os rótulos cuidadosamente quando você está na seção de alimentos congelados. A chance é grande de você encontrar alimentos ricos em gorduras ruins, não apenas para tornar os alimentos mais estáveis, mas também para dar-lhes uma sensação mais gordurosa em sua boca. Jantares congelados e refeições de micro-ondas são alguns dos maiores problemas.
  18. Macarrão instantâneo: Os óleos hidrogenados também podem se esconder em pacotes de miojo e aqueles famosos copos de micro-ondas.
  19. Pudim enlatado: Alguns, com sabor de caramelo ou creme, contêm 1 grama de gordura trans, e todos os sabores embalam entre 8% e 10% do seu subsídio diário de gordura saturada. Algumas marcas e sabores específicos afirmam estar sem gordura trans em seus rótulos nutricionais, mas é uma boa ideia ler a lista de ingredientes de qualquer pudim cremoso para descartar aqueles com “baixos níveis de óleos hidrogenados”.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: 19 Alimentos Ricos em Gorduras Ruins Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton