A alergia a camarão pode acontecer imediatamente ou horas após a ingestão do camarão, com sintomas como olhos, lábios, boca e garganta inchados ou coceira na pele, por exemplo.
A alergia a camarão pode ser de dois tipos e um alergologista é o melhor médico para descobrir o tipo de alergia.
- Alergia à proteína dos crustáceos, que é a tropomiosina;
- Alergia ao conservante usado nos congelados, metabissulfito de sódio, que é um conservante utilizado na indústria alimentar para evitar o escurecimento da casca e aumentar a validade do camarão congelado.
Para indivíduos alérgicos à proteína dos crustáceo, além de ter alergia ao camarão há também grandes chances de ser alérgico a outros frutos do mar, como lagosta, lagostim, caranguejo, siri e frutos do mar e basta a ingestão de um pequeno pedaço desses alimentos para desencadear os sintomas de alergia, sendo em muitos casos necessário o encaminhamento ao pronto socorro, porque esta pode ser uma situação grave.
Quem é alérgico ao conservante nem sempre apresenta sintomas de alergia ao comer camarão fresco porque o aparecimento dos sintomas depende da quantidade ingerida do conservante. Se o camarão tiver pouca quantidade desse conservante, os sintomas podem ser muito leves ou nem mesmo se percebe.
Sintomas de alergia a camarão
Os sintomas de alergia a camarão aparecem, geralmente, alguns minutos ou horas após o indivíduo comer o camarão e podem ser:
- Coceira,
- Placas vermelhas na pele,
- Mal estar,
- Inchaço nos olhos, lábios, boca e garganta.
Em casos mais raros a alergia pode evoluir de forma grave surgindo uma reação extrema chamada de anafilaxia, popularmente conhecida como choque anafilático. Nesses casos, o paciente tem sintomas como vermelhidão na pele, cansaço, tosse, espirro, náusea, dor abdominal, vômitos, coceira no corpo, dificuldade para respirar e queda na pressão arterial, podendo ameaçar à vida e, por isso, é necessário o atendimento de emergência.
Tratamento para alergia a camarão
O tratamento para alergia a camarão mais indicado é não comer qualquer tipo de camarão, mas o uso de anti-histamínicos e corticoides ajudam a controlar os sintomas da alergia. Em casos mais graves, de anafilaxia, são necessárias doses de adrenalina, no hospital.
O diagnóstico da alergia ao camarão é feito tendo em consideração os sintomas do paciente e é confirmado com exame de sangue ou testes de alergia na pele. Ainda não existe cura para alergia a camarão.
0 comentários:
Postar um comentário