Possui sabor ligeiramente amargo e com toque refrescante. Predominantemente encontrado com coloração uniforme ou bicolor nas cores branca e/ou roxo, nabos fazem parte da culinária em dezenas de países, sobretudo em pratos como saladas.
Cultivo
Esse tipo de vegetal tem bom desenvolvimento em solos com moderada profundidade, predominantemente férteis e drenados e que recebam boa luminosidade. O PH da terra onde o nabo será plantado também é essencial para o seu desenvolvimento, devendo estar entre nível 6,5 e 7.
No Brasil, os nabos podem ser cultivados em qualquer época do ano, porém o período mais indicado para tal se dá entre os meses de fevereiro e julho. Temperaturas entre 14ºC e 22ºC são as mais indicadas para uma região que venha a ser local de plantio dessa espécie de hortaliça.
Nutrientes
Propriedades medicinais
O nabo é um excelente aperiente, purificador do sangue, refrescante, emoliente, tônico, antiescorbútico, diurético, antiescrofuloso, antiberibérico, alcalinizante, expectorante, laxativo, entre outros.
Indicações
Podem ser feitos a partir do nabo compostos como caldo da raiz, sucos e xaropes. Esses são indicados no combate à hemorroida, inflamação intestinal, tosse, coqueluche, bronquite e na redução da hiperacidez gástrica, além de agir como laxativo natural, entre outros benefícios.
0 comentários:
Postar um comentário