Os benefícios desse exercício são muitos: melhora na postura, tonificação e enrijecimento dos músculos dos membros superiores. Conheça os níveis.
Na hora de colocar em prática seu plano de exercícios físicos, prefira esteira ou terrenos regulares para diminuir a chance de queda. Mas, quando já estiver craque no assunto, vá avançando o ritmo!
Conheça os níveis das caminhadas:
LEVE
É aquela natural, quando se passeia no parque ou no shopping para fazer compras. É de baixo impacto. O trajeto deve ser de 4 a 5,5 quilômetros por dia e pode ser diluído em vários momentos. Mas é importante manter o ritmo.
ESPORTIVA
É feita em um ritmo mais acelerado, entre 5,5 e 7 quilômetros por hora. Ajuda a perder peso moderadamente e aumenta a vitalidade. Usa mais os quadris, nádegas, costas, abdome e tronco do que no tipo leve.
VIGOROSA
O ritmo é bem mais rápido, com entre 7 e 9,5 quilômetros percorridos por hora. Aumenta mais ainda o tônus muscular e provoca menos lesões se comparado a corrida. Um dos pés deve sempre tocar o solo para não configurar corrida. Dentro dessa modalidade está o powerwalking, praticado com pesos presos às pernas ou aos braços. Mas só deve ser praticada com o acompanhamento de um especialista.
MARCHA ATLÉTICA
É a versão competitiva da caminhada e chega-se a desenvolver 15 quilômetros por hora. Também é preciso manter o contato com o solo o tempo todo. Os braços ficam em 90 graus, sempre juntos ao corpo.
0 comentários:
Postar um comentário