Sua menstruação está atrasada? Não se assuste. Saiba que esse fato é comum e, nem sempre, é sinal de uma gravidez. Em muitos casos, o ciclo menstrual da mulher pode estar desregulado. Além disso, o atraso pode estar associado a outros problemas ginecológicos ou psicológicos. Segundo a ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli, pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), se a mulher fizer o teste de gravidez e der negativo, diversas podem ser as causas. “A mulher deve fazer o teste logo pela manhã, pois a primeira urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances do resultar falhar. Se o resultado for negativo, algo pode estar errado no corpo da mulher”, afirma.
A ausência temporária de menstruação é conhecida também como amenorreia. Ela pode ter origem no estresse - pessoal ou profissional - ou até mesmo no excesso de exercícios físicos. “O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais, que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias”, alerta a médica.
Na adolescência, por exemplo, é normal a jovem sofrer com a irregularidade do ciclo menstrual. Isso ocorre porque o corpo da mulher, nessa fase, passa por mudanças hormonais. Já na fase adulta, a escolha do anticoncepcional pode pesar. “Muitas mulheres permanecem tomando a pílula errada por muito tempo, que pode causar amenorreia e até diminuir a libido”, ressalta a Dra. Erica. Na menopausa, a mulher passa por uma “montanha-russa” e, por isso, a menstruação tende a ser instável.
Para esclarecer o assunto, a VivaSaúde com a ajuda da ginecologista Dra. Erica Mantelli listou os principais motivos da falta de menstruação, confira:
1. Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
2. Infecções
Viroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes provocar uma desordem no seu ciclo menstrual. “Alguns medicamentos para tratar essas doenças pode acabar desregulando a menstruação”, conta a médica.
3. Cálculo
Em alguns casos, a mulher pode calcular errado e achar que a menstruação está atrasada, mas na verdade ela só deve vim terceiro dia do outro mês.
4.Aumento do peso
Ganhar peso ou perder muito rápido pode causar uma alteração hormonal. “Quando o corpo passa por mudanças de peso, ás células de gordura contribui para a produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pelo amadurecimento dos óvulos. E quando há alteração de peso, o níveis de estrogênio podem interferir na ovulação e na data da menstruação”, saliente Mantelli.
5. Problemas na tireoide
Mulheres que fazem o uso de medicamentos para tireoide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, que podem provocar atrasos no ciclo menstrual.
6. Ovários policísticos
Mulheres diagnosticadas com a SOP (síndrome dos ovários policísticos) apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.
7. Menopausa
A menopausa dá início entre 45 a 55 anos. A falência dos ovários ocasiona uma desregulação no ciclo menstrual. “Se você tem mais de 35 anos e a menstrual está atrasando com frequência, procure um ginecologista”, recomenda a especialista.
0 comentários:
Postar um comentário