Originária das regiões da África e da Arábia, a mirra (commiphora myrrha) é um arbusto cujo nome é bastante conhecido na história cristã, por ser um dos presentes que os Reis Magos levaram ao menino Jesus no seu nascimento. Também conhecida como mirra arábica, mirra verdadeira e incenso, esta pequena árvore pode alcançar até cinco metros de altura e é utilizada desde a antiguidade como um remédio natural depurativo e antisséptico.
Propriedades e benefícios da mirra
A mirra contém propriedades antisséptica, cicatrizante, antimicrobiana, desinfetante, rejuvenescedora, adstringente, analgésica tópica, aromática e estimulante, além de anti-inflamatório para boca e faringe. Devido às suas propriedades medicinais, ela é bastante eficaz no tratamento de infecções na pele e na boca.
Como usar a mirra?
Chá de mirra
O chá feito com as folhas da mirra é naturalmente analgésico e anttiséptico, com propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de inflamações na gengiva, aftas, cortes na boca, irritação da garganta e outros problemas na faringe.
Para preparar este chá, adicione 1/4 de xícara de xícara de mirra e 1/4 de xícara de sal marinho em uma xícara de água fervente. Quando a mistura esfriar, bocheche e cuspa, uma vez ao dia.
O hábito de fazer bochechos com chá de mirra ajudará a manter os dentes saudáveis e a fortalecer o tecido das gengivas. Caso queira tratar outros problemas como contusões e dores musculares, basta fazer uma compressa com o chá da planta.
Precauções
A mirra interfere com tratamento para diabetes e, por isto, os diabéticos devem ter orientação médica. Lembre-se que todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser acompanhado por um profissional competente.
0 comentários:
Postar um comentário