A menstruação por si só já é um momento do mês bastante incômodo para a mulher e, ainda mais quando a menstruação se torna numa hemorragia menstrual. Considera-se hemorragia menstrual quando ocorre menstruação por mais de 7 dias e de forma abundante. Mas a hemorragia também pode ocorrer fora do ciclo menstrual da mulher, o que pode se tornar em uma condição perigosa na vida da mulher.
Sintomas da hemorragia menstrual
A hemorragia menstrual pode acontecer a qualquer mulher, no entanto existem alguns fatores que aumentam as chances de ocorrer. Portanto, mulheres que se aproximem da menopausa, adolescentes que tenham iniciado a sua menstruação entre os últimos 12-18 meses, mulheres acima do peso ideal e com antecedentes hereditários, têm mais probabilidades de ter uma hemorragia menstrual. Esta condição caracteriza-se pelos seguintes sintomas:
- Perda de sangue pela vagina por mais 7 dias e abundante. Considera-se abundante quando a perda de sangue diária é de mais de 80 ml.
- Presença de coágulos grandes no fluxo.
- Inchaço abdominal e dor na região íntima.
- Fadiga.
- Falta de ar.
Outro sinal de hemorragia menstrual é quando a perda de sangue é tão grande que interfere com a vida normal da mulher, impedindo-a de fazer determinadas tarefas. Para além disso, ter de trocar de absorvente durante a noite também é outro dos sinais de hemorragia menstrual.
Causas da hemorragia menstrual
São várias as causas da hemorragia menstrual e podem estar relacionadas a problemas hormonais, como ausência de ovulação, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Complicações na gravidez, aborto espontâneo, uso de determinados contraceptivos orais, miomas uterinos, pólipos, câncer, problemas com o dispositivo intra-uterino, lesão vaginal devido a um abuso sexual e infecções também podem estar entre as causas da hemorragia menstrual.
Como parar uma hemorragia menstrual
Sempre que você estiver sofrendo com uma hemorragia menstrual deverá consultar o seu médico ou ginecologista. O tratamento para a hemorragia menstrual vai depender da causa da mesma, pelo que terá de se descobrir primeiro a causa. Por isso, se a causa for o uso de determinados medicamentos, o tratamento passará por deixar de tomá-los ou substituí-los por outros. Caso se trate de uma infecção, terá de tomar medicamentos apropriados e, em casos mais graves poderá ser necessário uma cirurgia. O tratamento da hemorragia menstrual difere bastante consoante a sua causa. A toma de ferro e ácido fólico também pode ser indicada pelo seu médico para parar a hemorragia menstrual.
Cuidados durante a hemorragia menstrual
Para além do tratamento médico indicado para parar e tratar a hemorragia menstrual, a mulher deverá ter alguns cuidados com a alimentação. Primeiro que tudo, você deve-se manter hidratada bebendo entre 2 a 3 litros de água por dia. Para além disso, poderá beber suco de laranja natural entre 2 a 3 vezes ao dia. O suco de laranja vai ajudar a manter controlada a pressão sanguínea, evitando possíveis tonturas ou desmaios.
Para evitar que um quadro de anemia surja é fundamental aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como a beterraba e carnes vermelhas.
0 comentários:
Postar um comentário