728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Benefícios do kefir

O kefir é um alimento probiótico utilizado especialmente para fermentar leite, dando origem a uma bebida fermentada, que se chama de kefir de leite.
Os grãos de kefir, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko no Japão, ou Tibetanischer Pilz na Alemanha, tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para regular o intestino.
As imagens mostram os grão de kefir e o kefir de leite.

Benefícios do kefir

Os benefícios do kefir podem ser:
  • diminuir a prisão de ventre;
  • combater inflamações intestinais;
  • facilitar a digestão;
  • emagrecer;
  • combater a osteoporose.
O kefir equilibra a flora intestinal e, por isso, permite a assimilação de nutrientes e o equilíbrio de maneira geral das funções do organismo. Por isso, é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos.
O kefir é ainda um alimento baixo em calorias pois 100 g de kefir têm 37 calorias.

Onde comprar kefir

É possível comprar kefir em sites da internet, mas o leite de kefir, assim como leite fermentado, pode ser encontrado em supermercados ou loja de produtos naturais.
É possível também conseguir os grãos de kefir através de doações, que também são feitas em sites da internet. As doações são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir a superpopulação.

Como fazer kefir

Para fazer kefir é necessário colocar em um recipiente de vidro o leite fresco cru, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral com os grãos de kefir. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos do kefir que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo. O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou refrigerado para consumo posterior.
Apesar de não haver contra-indicação formal, a fermentação do kefir leva à produção de álcool porém em quantidades mínimas, não sendo recomendado o uso do kefir por portadores de doenças do fígado.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Benefícios do kefir Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton