Chiococca alba, ou simplesmente cainca, é uma planta encontrada em todo o Brasil, a qual é natural da Amazônia. A erva, as folhas, caules, flores e até as raízes podem ser utilizadas para a saúde humana, pois todas as partes desse vegetal possuem propriedades medicinais.
A Cainca
Planta originada da região Norte do Brasil, também é facilmente encontrada nos estados da Bahia e Minas Gerais. Há muitos anos é utilizada pela população indígena contra o veneno de cobras.
Além do nome científico, a cainca também é conhecida por outros nomes, como cahinca, cruzeirinha, Cipó cruzeiro dentre outros. O arbusto da planta pode ter entre dois a quatro metros de altura, elevando-se em matas virgens. O vegetal possui ramos cilíndricos, compridos e fracos. As folhas são pontudas e as flores possem a coloração branca amarelada.
Atuação medicinal
Planta de propriedades anti-inflamatória, antirreumática, diaforética, diurética, emenagoga, laxativa e pulmonar, a cainca pode ser usada no tratamento de pessoas com problemas urinários e inflamatórios. Além de pacientes com bronquite e dores corporais.
Em casos mais sérios, como a angina – estreitamento dos canais que conduzem o sangue para o coração -, a cainca age na redução dos sintomas. Isto é, ameniza as dores causadas no peito.
Também é indicada em casos de picadas de bichos peçonhentos, para pessoas que sofrem com prisão de ventre e é ideal para articulações e pernas inchadas, palpitação nervosas, retenção de urina etc.
Modo de usar
- Para inflamações na garganta, faringe, laringe ou em casos de tosses, rouquidão e bronquite, é utilizada as cascas da raiz da planta. É necessário o cozimento de 10 g de raiz em um litro de água por um período de 15 minutos. Para obter melhores resultados, o aconselhável é a ingestão de duas a três xícaras por dia.
- A infusão de 10 gramas de pó das raízes em um litro e meio de água resolve problemas relacionados ao colesterol, diabete, dores, prisão de ventre e reumatismo. E para quem pretende emagrecer, este chá é uma ótima pedida.
Dosagens do Chá
Uma outra opção é dosar a quantidade de pó de raiz dissolvido em água e utilizar nas refeições diárias. Para os adultos, pode ser usada de 10 a 20 ml divididos em duas ou três doses diárias, ou então 2 gramas de erva seca de raízes cozidas até três vezes ao dia.
No caso das crianças de 2 a 5 anos, basta a ingestão de 2 ml. Já para as de 5 a 8 anos, 3 ml, enquanto que para as de 8 a 12 anos, 4 ml. Todas as indicações devem ser ingeridas três vezes ao dia.
0 comentários:
Postar um comentário