Segundo uma pesquisa realizada pela Food and Druy Administration ( FDA – US), nos Estados Unidos, foi comprovado que o kiwi não possui nenhum teor de colesterol, além de ser uma rica fonte de vitamina C, B6, E, niacina, potássio, magnésio, fosfato, cobre e fibras dietéticas. Seus ativos funcionam como laxativos, antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Melhora também o sistema imunológico, equilibra a pressão arterial e ainda retarda o envelhecimento. Além disso, possui sabor e formato únicos, o que desperta a curiosidade das crianças.
O consumo, apesar de indicado, deve ser feito com cautela. Ele possui grandes quantidades de oxalato, uma enzima comum em muitas plantas e animais. Quando ingerido de forma demasiada, o oxalato, por não ser metabolizado pelo organismo humano e, portanto, é excretado pela urina, pode cristalizar e causar problemas à saúde, como os cálculos renais. É contra indicado o consumo do kiwi por pessoas com problemas nos rins e vesícula.
Benefícios
- É ótimo para pessoas diabéticas, pois está na categoria baixa do índice glicêmico, e, portanto, não dispara o açúcar no sangue. Sua carga glicêmica está em quatro, sendo assim o consumo seguro.
- O kiwi é a fruta mais alcalina que existe, o que o torna extremamente rico em minerais, podendo assim substituir o consumo de frutas mais ácidas. Quando um organismo está equilibrado em seu teor alcalino/ácido, vários benefícios para a saúde são observados, como uma pele mais jovem, diminuição da ocorrência de resfriados, artrites, osteoporoses, aumento na energia física e um sono mais profundo.
- Também protege o ADN
das células dos danos oxidativos, o que segundo alguns cientistas, pode reduzir o risco de criação das células cancerígenas. Essa proteção é possível graças à combinação única dos antioxidantes presentes no kiwi. - A fibra contida nessa fruta ajuda na eliminação de toxinas do trato digestivo, além de evitar problemas como a obstipação. Esse teor elevado de fibras junto com a actinidia, que é uma enzima que ajuda na digestão e dissolve as proteínas, também auxilia no emagrecimento, pois evita o armazenamento de gordura.
- Segundo pesquisas, comer de dois a três kiwis por dia é excelente para prevenir doenças cardíacas. Ele possui efeitos anticoagulantes, que diminuem potencial de coagulação até 18% e os triglicerídeos em 15%. Funcionam da mesma forma dos medicamentos, mas sem os efeitos colaterais, como o sangramento intestinal.
O consumo dessa fruta protege contra a degeneração muscular, uma das principais causas de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado com cerca de 110 mil homens e mulheres comprovou que comer três ou mais kiwis por dia diminui em 36% a degeneração muscular. Esse estudo ainda mostrou que essa fruta contém elevados níveis de zeaxantina e luteína, ambos compostos químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos.
0 comentários:
Postar um comentário